Após o incidente que levou à interrupção do serviço de balsa no Rio Taquari, conectando os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, a expectativa é que a travessia seja retomada no próximo mês de julho. A Lacel Soluções em Serviços LTDA, empresa vencedora da licitação do governo estadual para substituir a embarcação perdida, estima que o processo completo de substituição levará de 45 a 60 dias.

O representante da Lacel, Jander Heberle, confirmou a previsão de retomada e destacou que, inicialmente, a empresa está focando na segurança dos pedestres para a travessia entre as margens do rio. No entanto, ainda não foram fornecidos detalhes sobre como essa travessia será realizada.

Em nota o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), informou que a sede onde está instalada a empresa que realizava o transporte, no município de São Jerônimo, também sofreu estragos em relação das enchentes e, com isso, o serviço pode sofrer atrasos. No entanto, a autarquia garante que a a retomada da balsa entre Santa Tereza e São Valentim do Sul deve ocorrer em breve.

Incidente e providências

A embarcação utilizada para o transporte de veículos foi arrastada pela correnteza do Rio Taquari em 2 de maio, indo parar em Lajeado/RS, onde colidiu com a ponte da BR-386, partindo ao meio e submergindo. Felizmente, não havia pessoas a bordo no momento do incidente.

Conforme a Lacel, por meio de uma publicação em suas redes sociais, o restabelecimento deve ocorrer o mais breve possível.