A quarta-feira, 21, na Serra Gaúcha começa com um clima agradável e céu claro, em contraste com o cenário mais instável previsto para outras partes do Rio Grande do Sul. Enquanto um ciclone extratropical se forma entre a Costa do Uruguai e o Sul do Estado, trazendo possibilidade de nuvens carregadas e chuvas para grande parte da região, a Serra está desfrutando de um dia de sol predominante e temperaturas mais altas do que as registradas na terça-feira, 20.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com um céu limpo, apesar da presença de uma forte nuvem de fumaça proveniente das queimadas no Pantanal. O tempo firme caracteriza o dia, com temperaturas variando entre 14ºC e 29ºC. Até o momento, não há previsão de chuva significativa para a região.

A formação do ciclone extratropical está influenciando o clima no Rio Grande do Sul, com um escoamento de ar quente que eleva as temperaturas em algumas áreas do Estado, especialmente no Norte. No entanto, na Fronteira Oeste, Campanha e Sul, a elevação das temperaturas será menos pronunciada. A formação de nuvens e possíveis pancadas de chuva estão previstas para essas regiões, mas sem grandes acumulados.

Para a quinta-feira, 22, a situação climática deverá mudar significativamente. A instabilidade aumentará, trazendo chuva para quase todo o Rio Grande do Sul. O avanço de uma nova frente fria, associada ao ciclone extratropical, provocará uma queda nas temperaturas. Na Serra Gaúcha, embora haja previsão de pancadas de chuva, não se espera grandes acumulados, e o clima poderá apresentar variações ao longo do dia.