Ao menos nove novos Confeiteiros estão disponíveis no mercado de trabalho, depois de serem qualificados pelo Senac de Bento Gonçalves. A formatura ocorreu nas dependências da escola na última quarta-feira, reunindo a direção e professores da unidade, bem como convidados dos alunos. Inscritos através do Programa Senac de Gratuidade, eles realizaram o curso no turno da manhã, o qual teve duração de 300h/aula. “Assim como outros cursos técnicos que oferecemos, o de Confeiteiro também tem demanda no mercado. Daqui saíram prontos para encarar uma nova profissão, podendo empreender ou até mesmo trabalhar em confeitarias, hotéis, restaurantes especializados”, explica a diretora do Senac, Lisângela Antonini. Ela destaca, porém, a possibilidade que todos tiveram em se qualificar de forma gratuita. “Foi uma turma que aproveitou nosso programa de gratuidade, o qual oferece acesso a diferentes cursos, sendo voltado a pessoas que cumprem os requisitos ou no caso de sobrar vagas, também pode ser realizado pelos demais interessados”, explica.
Outro diferencial desse curso foi o projeto Integrador, mostrado na formatura do grupo. Depois de diversas aulas teóricas e práticas, chegou o momento em que os novos confeiteiros mostraram suas habilidades, técnicas e novos métodos de trabalho. E a integração deu-se na união entre gastronomia e literatura. “Nossos convidados degustaram diferentes sobremesas que tiveram como tema o ‘Sítio do Picapau Amarelo’. Eles foram muito criativos ao preparar iguarias com produtos que remetiam à obra de Monteiro Lobato, uma vez que a história se passa no meio rural. O que vimos foi a utilização de diferentes frutas e até milho, lembrando o personagem Visconde de Sabugosa”, conta a diretora do Senac.
Esse foi mais um curso em que o Senac atende a uma demanda local, permitindo o acesso ao mercado de trabalho ou até mesmo ofertando possibilidades a quem quer se tornar um empreendedor e ter seu próprio negócio. Uma outra turma do mesmo curso já está em andamento no turno da noite e para 2026 serão abertas novas turmas com início em maio, além do curso de Confeiteiro Avançado, previsto para outubro.



Fotos: Régis Genehr