A Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves divulgou, nesta quarta-feira, 4 de junho, um balanço das atividades realizadas ao longo do mês de maio. O relatório reúne dados da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e da Defesa Civil.
Segundo o documento, a Guarda Civil atendeu 31 ocorrências durante o período, entre elas três prisões por tráfico de drogas e uma por violência doméstica. A corporação também realizou 102 averiguações, prestou apoio a oito eventos públicos, visitou 12 escolas e promoveu 14 visitas comunitárias. As ações fazem parte do programa “Bento em Ordem”.
Ainda conforme o levantamento, a GCM também colaborou com diferentes órgãos do município, como o SAMU, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), o Departamento de Trânsito, fiscais tributários, a Brigada Militar e o Conselho Tutelar.
O Departamento Municipal de Trânsito registrou mais de 500 solicitações via número 118. Foram 467 autuações, 117 atendimentos a acidentes — 19 deles com lesão corporal — e 19 remoções de veículos. O DMT também participou de 67 apoios a obras e eventos, esteve presente em 114 pontos-base e realizou 35 orientações de trânsito em escolas.
Durante a campanha Maio Amarelo, foram promovidas blitzes educativas, fiscalizações de vans escolares, palestras e um passeio ciclístico com foco na conscientização sobre segurança viária.
Na área da Defesa Civil, o relatório aponta 79 inspeções preventivas e 24 vistorias emergenciais. Também foram realizadas ações de monitoramento do clima e emissão de alertas.
Fonte: Secretaria de Segurança (SEMSEG)