Nesta sexta-feira, 24, uma boa notícia chega para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o início do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro, que foi antecipado pelo governo. O adiantamento, inicialmente previsto para aliviar as finanças durante a pandemia, agora traz alívio financeiro para milhões de brasileiros.

A consulta sobre quando e quanto cada beneficiário receberá pode ser facilmente realizada através do aplicativo de celular ou pelo site Meu INSS, acessível no endereço meu.inss.gov.br.

No entanto, para alguns, a segunda parcela do décimo terceiro decorre do desconto do Imposto de Renda, que não foi aplicado na primeira, que caiu exatamente metade do valor devido, enquanto na segunda, para aqueles que não são isentos, há a dedução do imposto.

O calendário de pagamentos segue o mesmo padrão do pagamento mensal do benefício. Hoje, sexta-feira, recebem os aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo, com final de benefício número 1. O calendário segue até o dia sete de junho. Já a partir do dia três, começa o pagamento para aqueles que ganham mais de um salário mínimo.

Além disso, uma ação emergencial está direcionada para os moradores do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas recentes chuvas. Eles receberão não só o benefício do mês, mas também a segunda parcela do décimo terceiro e um adiantamento do benefício do próximo mês, em alguns casos, tudo nesta sexta-feira, independentemente do número final do benefício. Essa medida visa proporcionar apoio imediato e assistência financeira para aqueles que enfrentam dificuldades devido aos desastres naturais.