O Grêmio não conseguiu somar pontos diante do São Paulo, no Estádio do Morumbi, na noite deste sábado, 21. O duelo válido pela 28ª rodada acabou sendo vencido pelo time da casa pelo placar de 3 a 0, com gols anotados por Michel Araujo, Pablo Maia e Luciano.
A equipe foi para a partida sem poder contar com vários jogadores, como Geromel por desgaste muscular, Carballo, Cuiabano, Rodrigo Ely, João Pedro Galvão, Nathan, e Juan Iturbe por lesão. Ainda não teve Reinaldo por suspensão. Ronald e Gustavo Martins servem à Seleção Brasileira Sub-23.
A primeira oportunidade da partida foi logo a um minuto de bola rolando. A equipe da casa trabalhou rapidamente a posse de bola, da direita para a esquerda. David recebeu pela lateral, puxou para o meio e arriscou o forte chute de fora da área. Gabriel Grando saltou no ângulo direito para espalmar a bola para escanteio. Depois disso o time da casa seguiu tentando pressionar, porém sem maior efetividade.
Logo o Grêmio tratou de trabalhar a posse de bola e passou a valorizar mais a posse, equilibrando as ações. Tanto que teve uma boa trama ofensiva até Suárez ser derrubado próximo à grande área. Na cobrança, aos nove minutos, o próprio uruguaio bateu colocado. A bola desviou na barreira, mas o goleiro são-paulino conseguiu se recuperar para agarrar a bola e evitar o gol inaugural.
Em cobrança de escanteio aos 20 minutos de bola rolando, James Rodríguez cobrou na marca do pênalti. Michel Araújo apareceu livre de marcação para testar a bola à queima-roupa, sem chances de defesa, para abrir o placar para o São Paulo. Quatro minutos depois, em contra-ataque de cobrança de falta do Grêmio, o time mandante quase ampliou. David recebeu lançamento e saiu de frente para Grando. No toque de cobertura a bola acabou encobrindo o gol gremista, para fora.
Aos 27 minutos, em cobrança de lateral pela direita, a bola foi lançada na área. James Rodríguez recebeu no fundo do campo, já dentro da área, rolando para trás. Michel Araújo chegou batendo forte de direita, porém pegando muito embaixo e isolando a bola. Depois dessa jogada, o técnico Renato Portaluppi fez a primeira troca na equipe. Saiu Franco Cristaldo para a entrada de Nathan Fernandes.
O Grêmio chegou bem em roubada de bola de Villasanti aos 33 minutos no campo de ataque. Logo deu o passe para Suárez que, de primeira, deu toque por sobre a zaga para Nathan Fernandes. Ele dominou no peito e concluiu já dentro da área, mas a arbitragem anotou impedimento do garoto gremista. Depois disso, o jogo seguiu muito disputado, sem grandes oportunidades de lado a lado.
Para o segundo tempo, o Grêmio não teve trocas. A primeira oportunidade foi do time da casa, aos três minutos. James Rodríguez ameaçou em chute de fora da área, mas a bola passou longe, por sobre a meta de Grando. Aos 11, foi a vez de Michel Araújo arriscar o chute que passou à esquerda da meta gremista. Em seguida, Galdino entrou na vaga de Kannemann.
O Grêmio foi ter uma boa chegada aos 23 minutos, com Nathan Fernandes invadindo o fundo já dentro da área. Ele fez o cruzamento por elevação na área, mas a zaga do São Paulo conseguiu afastar o perigo. Na sequência veio uma jogada de contra-ataque em que Alisson tocou com a mão na bola na origem. A arbitragem mandou seguir e James Rodríguez lançou no ataque para Pablo Maia, que conseguiu cortar a defesa e ampliar o marcador.
A partir daí o Grêmio definitivamente se atirou ao ataque, permitindo espaços ao São Paulo. Foram duas oportunidades aos 30 e 32 minutos. Na primeira, Luciano perdeu ao concluir por cima. Na segunda, Gabriel Grando fez boa defesa ao espalmar o forte chute do adversário para escanteio. Por fim, entraram na equipe Araújo e Lucas Besozzi, para as saídas de Josué e Nathan Fernandes, respectivamente.
Ainda deu tempo de o time mandante ter mais duas oportunidades aos 44, com boa intervenção do arqueiro Gabriel Grando. Depois no minuto seguinte, em conclusão de Luciano em que a bola passou perto do ângulo direito, para fora. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Suárez bateu falta forte da intermediária no canto esquerdo, para defesa sem rebote do goleiro adversário. Na última bola do jogo, Wesley Costa era o último jogador na defesa gremista e deu uma recuada curta. Assim, Luciano ficou sozinho diante de Grando para concluir e fazer o terceiro, fechando a partida.
Com este resultado, o Grêmio ainda segue na quarta colocação na tabela do Brasileirão, com 44 pontos em 28 jogos. Porém ainda terá a continuação da rodada no fim de semana. O próximo compromisso gremista na competição será na quarta-feira, às 21h30, quando recebe o Flamengo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Fotos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA