Título veio após vitória contra o Ypiranga, nos pênaltis
Na noite deste domingo, 24, o São José sagrou-se campeão da Copa FGF 2024 – Troféu Zagallo, garantindo vaga na Copa do Brasil 2025; e na Recopa Gaúcha, onde enfrentará o Grêmio.
No jogo de ida, disputado na quarta, 20, em Erechim, o Ypiranga havia saído em vantagem, vencendo por 2 a 1, resultado que pressionou o São José para o jogo de volta. Na segunda metade da decisão, disputada neste domingo, 24, no Passo D’Areia, o gol que igualou o placar agregado para o Zequinha saiu aos 44 minutos da primeira etapa. Após cobrança de lateral, a bola sobrou para Douglas, que errou a finalização, porém, Renê, apareceu bem, e só teve o trabalho de colocar a bola na rede. 1 a 0.
Nos pênaltis, o São José venceu por 4 a 2, com o goleiro Fábio sendo o herói, tanto ofensiva, quanto defensivamente. Defendeu as cobranças de William Gomes e Gedeílson; e ainda acertou a sua batida. Zequinha campeão.
Este foi o terceiro título da carreira do treinador Rogério Zimmermann, que passou pelo Esportivo em 2021, e já havia conquistado a Divisão de Acesso pelo Brasil-RS, em duas ocasiões, 2004 e 2013. Gustavo Papa, que comandou o Alviazul em 2024, também participou da conquista, como auxiliar-técnico de Zimmermann.
Já o Ypiranga, finaliza o ano do seu centenário de forma decepcionante. Sem o acesso para a Série B do Brasileirão, campanha abaixo do esperado no Gauchão, vice-campeão da Copa FGF e fora da Copa do Brasil de 2025.
Imagens: Eduardo Torres DKF Comunicação / EC São José