A bênção de revitalização e restauro do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Pinto Bandeira, oficializou a entrega da obra, que iniciou em 23 de outubro de 2023, com a entrega oficial no último sábado.

A obra
De acordo com o pároco local, padre Clóvis Rombaldi, as obras iniciaram após pesquisas fotográficas e levantamentos de informações necessárias. “Todo o projeto foi elaborado com a arquiteta Tainara, em conjunto com a empresa responsável do Sr. Hermindo Schultz, a ARS Restaurações, que executou a obra”, explica.
A reforma foi necessária, pois a igreja apresentava problemas estruturais, de acordo com Rombaldi. “A umidade ascendente e o reboco da igreja já estavam caindo e descascando. Por isso, era fundamental realizar essa obra para a conservação da própria igreja”, destaca.
O valor investido na obra foi de mais de R$ 1,35 milhão, sendo totalmente destinado ao restauro. “Esse valor abrange a pintura, o restauro como um todo, toda a parte elétrica, o sistema de iluminação, além do restauro dos santos, dos vitrais e das portas. Enfim, tudo aquilo que foi agregado em função dessas necessidades. Por isso, esse valor se justifica”, salienta Rombaldi.
A revitalização foi custeada pela comunidade e por empresas patrocinadoras, que desenvolveram diversas atividades para arrecadação de dinheiro. “Os principais responsáveis por custear toda essa obra foram as comunidades, as capelas, que contribuíram com ajuda financeira, os doadores, os patrocinadores, as empresas, os empresários e os eventos que realizamos aqui no Salão Paroquial, festas, bingos, rifas. Enfim, tudo isso se somou para que fosse possível concretizar esta obra”, enfatiza o pároco.

Celebração de inauguração
A programação, que ocorreu no último sábado, teve como objetivo realizar uma bênção e a inauguração das obras. “A celebração foi um momento muito gratificante no sentido de bendizer e agradecer a Deus por tudo o que aconteceu”, enfatiza Rombaldi.
A celebração teve início com a Missa presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e, posteriormente, houve um jantar comemorativo. “Houve uma presença muito grande de devotos de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, que compareceram para este momento tão importante e solene na vida da comunidade. Após um ano e seis meses com a igreja fechada, em 31 de maio, as portas foram reabertas para a inauguração de todos esses trabalhos de restauração e revitalização”, afirmou alegremente o pároco.
Para Rombaldi, a revitalização excedeu suas perceptivas. “As expectativas, para mim, pessoalmente, foram superadas. O interior da igreja está muito bonito, e foi uma obra que realmente atendeu às minhas expectativas”, destaca.
O resultado, segundo Rombaldi, é evidente, expressando alegria e gratidão aos envolvidos. “Da minha parte, foi um momento de bendizer a Deus e agradecer por todo o trabalho, esforço e dedicação que foram investidos e empenhados para que essa obra acontecesse e para que esse projeto se tornasse uma realidade. Isso inclui desde as empresas envolvidas até a própria comunidade, com sua ajuda financeira, colaboração e apoio”, destaca.
O pároco resume seu sentimento diante da revitalização e do envolvimento do povo. “Para mim, isso demonstrou que a comunidade tinha um grande amor e uma grande devoção por Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Então, só gratidão, só gratidão”, conclui.