Anúncio foi feito pelo Reitor da Universidade, Gelson Leonardo Rech, em encontro realizado na terça-feira, 28 de maio, na sede da instituição

Diante de um cenário de inúmeras adversidades que afetaram o Município de Santa Tereza nos últimos oito meses, as surpresas também vêm sendo contabilizadas para a comunidade, de cerca de 1.700 habitantes, localizada na Serra Gaúcha, às margens do Rio Taquari.

Na última terça-feira (28), enquanto participava de uma apresentação do Projeto Renova Cidades – Sustentabilidade, inteligência e resiliência, juntamente com outros prefeitos da Região, representantes de municípios e de entidades ligadas ao tema, a prefeita Gisele Caumo foi surpreendida, mais uma vez.

Durante a explanação do reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, foi efetuado o anúncio de que Santa Tereza seria presenteada com a implantação do Projeto, que surgiu em meados de 2023, após a primeira catástrofe que atingiu a localidade. “Nós já conversamos a respeito desta ideia, creio que o professor Fabiano Larentis (sub-reitor da UCS Bento) tenha falado com a senhora, e oficializamos ontem (segunda-feira, 27), o trabalho que será realizado em Caxias do Sul. Queremos agora ofertar a vocês esta parceria, declarar publicamente, que começaremos os trabalhos, tão logo consigamos nos organizar com a documentação. Como Santa Tereza é uma cidade que foi muito atingida na nossa Região, nós vamos fazer isso de forma gratuita”, disse o Reitor.

Emocionada, a Prefeita agradeceu imensamente o gesto: “Em meio a tanta tragédia, confesso que foram poucas as vezes que chorei. Esta é a segunda em 28 dias, porque precisamos ser resilientes e pilares para nossas comunidades. Ouvir algo de uma instituição tão renomada, e na qual tenho orgulho de ter cursado o ensino superior, é um alento não somente ao meu coração, mas de todos os munícipes, que estão clamando por ajuda. É preciso reconstruir, construir, mas, mais do que nunca, ressignificar. É olhar o passado, valorizar ele, toda a nossa história, mas o futuro precisa ter um sentido. E eu vejo que somente desta forma nós vamos conseguir fazer com que Santa Tereza continue existindo”, afirmou Gisele.

Do que trata o projeto

O Projeto Cidades Resilientes é uma iniciativa da Universidade de Caxias do Sul (UCS), especificamente do grupo de pesquisas chamado City Living Lab, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Administração que tem por objetivo ajudar as cidades a identificarem suas fragilidades e suas forças ao enfrentarem eventos extremos, como enchentes, enxurradas, desmoronamentos, secas, crises econômicas, crises sanitárias. “Quando falamos em riscos não nos detemos somente em enchentes, como o que está ocorrendo agora, mas também em outras possibilidades”, pontua a coordenadora do Projeto, professora Ana Cristina Fachinelli.

Conforme ela, existem no mundo várias iniciativas, entre elas a ISO, a ONU, o Ministério da Ciência e Tecnologia, enfim, vários órgãos que já definiram indicadores que norteiam as cidades para se prepararem para os desastres. “Nossa iniciativa é construir uma forma de coleta de dados para a cidade perceber onde ela está mais forte e onde ela precisa trabalhar”, reforça.

A ideia de desenvolver o trabalho surgiu em 2023, após a enchente de setembro. “Nós, enquanto pesquisadores de cidades, já com uma trajetória de pesquisa, queríamos ajudar as cidades de alguma forma. Criamos um projeto muito parecido com o atual, que, à época, chamamos de Cidades Mais Seguras. A ideia foi, enquanto pesquisadores da região, em trabalhar uma forma de ajudar nossas cidades. Nos colocamos numa posição de querer auxiliar de alguma forma, focados na prevenção, para que quando acontecessem eventos como estes, pudéssemos sair na frente e estarmos mais preparados para isso”, comenta.

O projeto pode ser implantado em qualquer cidade que tenha interesse. Na semana que passou, Caxias do Sul assinou um contrato com a UCS dando início a essa parceria. A Universidade também se sensibilizou com a situação do Município de Santa Tereza, que sempre foi uma inspiração para o grupo. Desta forma, a cidade foi presenteada com o trabalho de identificação e confecção de um relatório orientando e identificando as principais fragilidades e pontos fortes no aspecto de Cidades Resilientes. Os municípios que tiverem interesse em trabalhar com o grupo podem entrar em contato pelo e-mail contatocitylivinglab@gmail.com.

A professora e pesquisadora Cintia Paese Giacomello será a responsável por coordenar dos trabalhos em Santa Tereza.