Cálculo é feito com base no número total de registros, no período de dezembro do ano passado a maio deste ano

Desde dezembro do ano passado até maio deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Bento Gonçalves tem sido incansável em sua missão de prestar assistência médica de urgência e emergência à população. Nesse período, foram realizados aproximadamente 4,3 mil atendimentos, o que equivale a uma média de 23,4 atendimentos diários.

As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na segunda-feira, 10, e mostram o elevado índice de procedimentos realizados pelas equipes. Conforme a pasta, houve expressivo aumento na demanda por assistência médica de urgência e emergência na região, seja em casos de acidentes de trânsito, crises médicas ou outras situações.

Melissa Bonato, coordenadora de enfermagem do Samu na Capital Nacional do Vinho, ressalta a importância da ampliação da capacidade operacional do serviço diante do significativo aumento no número de chamadas de emergência. “Estamos lidando com um volume crescente de chamadas de emergência, e a nova base nos permite atender a essa demanda de forma mais eficiente e segura”, enfatiza a profissional.

Com capacidade para acomodar seis ambulâncias, dormitórios para equipes básicas e avançadas, além de áreas administrativas e de treinamento, a nova estrutura do Samu, inaugurada recentemente, visa garantir uma resposta rápida e eficaz diante das demandas urgentes por assistência médica.

Segundo Miriam Sartor, enfermeira, o aumento na capacidade de atendimento é fundamental, pois possibilita oferecer agilidade nas ocorrências em que as equipes são demandadas. “O novo espaço nos possibilitou organizar de forma mais eficiente os materiais e equipamentos, contribuindo para a agilidade no atendimento às chamadas de emergência. Estamos preparados para lidar com um volume cada vez maior de ocorrências”, revela.

Motolâncias também ajudam no atendimento

Além de ambulâncias, o serviço conta com o apoio das chamadas “motolâncias”, que são direcionadas aos locais para avaliar a complexidade de cada caso. Com isso, a central de atendimentos consegue organizar as demandas e indicar quais procedimentos são mais eficazes.

Gian Tamara, enfermeiro motociclista, entende que essa convergência entre base e profissionais garante eficácia e resposta ágil por parte das equipes. “Com as motolâncias protegidas e uma estrutura mais bem organizada, conseguimos chegar de forma mais rápida aos locais de atendimento, o que pode fazer toda a diferença para salvar vidas”, acredita.

Atendimento 24 horas por dia

O Samu é uma peça fundamental na Política Nacional de Atenção às Urgências, parte integrante da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel. Esse serviço desempenha um papel crucial no socorro pré-hospitalar em casos de urgência, caracterizando-se pela intervenção rápida após incidentes que possam comprometer a saúde, seja por razões clínicas, cirúrgicas, traumáticas ou psiquiátricas. Ao agir de forma precoce, o Samu evita agravamentos, reduz o sofrimento, previne sequelas e, em muitos casos, até mesmo evita o óbito por meio de atendimento e transporte adequados.

Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número de emergência “192”. Através desse canal, a população pode receber orientações vitais e solicitar o envio de equipes capacitadas em veículos de atendimento. Essas equipes são acionadas e coordenadas por uma Central de Regulação das Urgências, desempenhando um papel essencial na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências do país.