A manhã de segunda-feira, 12, será de trabalho para as equipes de limpeza da prefeitura de Bento Gonçalves, devido a grande quantidade de lixo espalhado pela extensão da rua presidente Costa e Silva, no bairro Planalto. A sujeira é ocasionada pelos pontos de aglomeração de pessoas que passam o final de semana pelo trecho com bebidas e música alta, mesmo com o alto índice de casos e internações provocados pela covid-19.
Quem passa pelo trecho pode ver a quantidade de sujeira deixada: são garrafas de cerveja, sacolas de lixo, copos plásticos, restos de comida, entre outros objetos utilizados e jogados nos canteiros centrais e também junto aos cordões da via.
A reportagem do Semanário esteve no local e registrou a quantidade de lixo e sujeira que foi deixada pra trás depois que as pessoas saíram do local. A situação é considerada comum por moradores e pessoas que passam pelo local para realizar caminhadas e exercícios físicos. Um casal de moradores, que preferiu não se identificar, disse que a falta de fiscalização por parte dos órgãos é parte responsável pela situação. “Não adianta. Eles passam aqui com os carros, uma, duas vezes, dão a orientação e vão embora. Quem tem carro de som baixa o volume e fica ali, com se nada estivesse acontecendo. É lamentável a falta de empatia e cuidado pelo outro”, disse.
O casal que praticava caminhada também ficou indignado com a falta de conscientização das pessoas, quanto o recolhimento do lixo. “Se ao menos essa gente recolhesse a sujeira que traz para cá, até poderíamos relevar. Mas não dá! Além de irresponsáveis por estarem colocando suas vidas e de seus familiares em risco, porque aglomeram, ainda produzem essa quantidade de lixo que fica jogada por aqui. Bento Gonçalves que tanto se considera uma cidade turística precisa melhorar muito nesse sentido. É um cartão postal que nenhum município gostaria de ter”, afirma.