Em Bento Gonçalves, a solidariedade tem nome, rosto e história: são os quatro Rotary Clubs do município que, com ações contínuas e projetos estruturados, vêm impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. Com atuação diversificada nas áreas de saúde, educação, assistência social e cidadania, os Rotarys da cidade demonstram como o trabalho voluntário e o compromisso com o bem comum podem transformar realidades.

À frente do Rotary Club de Bento Gonçalves, a presidente Raquel de Paula Vieira destaca que o clube carrega um legado de décadas de comprometimento com a comunidade. “O Rotary Club de Bento Gonçalves tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento social da comunidade desde sua fundação, realizando diversos projetos de grande impacto. Entre os mais relevantes, destaca-se a ajuda na fundação da APAE”, ressalta.

Outra ação é o projeto “Ver Melhor”, que garante acesso gratuito a atendimentos oftalmológicos, e o banco ortopédico, que fornece equipamentos como cadeiras de rodas e de banho a quem precisa. “Nosso compromisso é com o bem-estar da comunidade, promovendo inclusão, saúde e assistência social”, acrescenta.

Outra iniciativa de destaque é o Banco de Aleitamento Materno, criado em parceria com o Hospital Tacchini e com apoio da Fundação Rotária e empresários locais, voltado a bebês que necessitam de leite materno. Recentemente, o clube também deu início a um consultório voltado para crianças em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio psicológico e especializado a vítimas de abuso e violência.
Graciele Nondillo, psicóloga e coordenadora da Vigilância das Violências em Saúde, é uma das responsáveis pelo atendimento nesse espaço. Ao seu lado está Érica Paula Fiorin, nutricionista e coordenadora do Setor de Saúde da Criança e do Adolescente.

Já o Rotary Club Bento Gonçalves Planalto, sob a coordenação de Lúcio Guerra, reafirma sua vocação para ações voltadas à educação, sustentabilidade e cidadania. Um dos projetos mais longevos é o Pelotão Curumim, desenvolvido em parceria com o 6º Batalhão de Comunicações e a Prefeitura de Bento Gonçalves.

Rotary Planalto auxilia no projeto Bombeiros Mirins

Outros projetos recentes incluem o “Amigos do Lar, Amigos do Sol”, que levou energia solar ao Lar do Ancião. “Estamos planejando a ampliação dos Projeto de Placas Solares do Lar do Ancião e outras ações ainda em fases de planejamento”, frisa Guerra.

Guerra também cita ações emergenciais realizadas durante as enchentes de 2023 e 2024. “Atuamos em apoio nas enchentes com doações de gêneros alimentícios e material de limpeza e de construção.
Auxiliamos na reconstrução de duas casas em Santa Tereza”, destaca.

A entidade ajuda o Lar do Ancião com suas ações

Por fim, o coordenador salienta o Projeto Gente Boa na Cozinha para apoiar o Pelotão Curumim e a Liga de Combate ao Câncer, além do apoio prestado ao Projeto Bombeiros Mirins em parceria com o Corpo de Bombeiros. Guerra salienta ainda que o Rotary auxilia a entidade Anjos Unidos.

Rotary Club São Francisco

No Rotary Club São Francisco, presidido por Alessandro Chies, os projetos têm focado fortemente na saúde e educação. “Entre as ações de maior destaque está a doação de mais de R$ 148 mil em medicamentos para o Hospital de Caridade São Roque, em Dois Lajeados. Além disso, o clube presenteou o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Muçum, com um forno elétrico e um televisor de 65 polegadas, equipamentos que contribuem para a melhoria das instalações hospitalares”, destaca Chies. Em meio às enchentes que afetaram a região, o clube também doou mais de R$ 22 mil em alimentos para apoiar as famílias desabrigadas.

Rotary Planalto auxilia no projeto Bombeiros Mirins

O clube também se destaca pela inovação, como o convênio com a plataforma Prorede3Brasil, que viabiliza a conexão entre laboratórios farmacêuticos e entidades para a doação de medicamentos com prazo de validade reduzido. Além disso, a colaboração com a Associação Voz Azul, tem promovido cursos para pais, professores e monitores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Rotary Club Mulheres da Serra

No Rotary Club Mulheres da Serra, coordenado por Elisabete T. R. Pasin, o protagonismo feminino se traduz em ações rápidas, sensíveis e impactantes. “Atuante na cidade desde 2008, identifica, analisa e planeja de forma a atender, em projetos e ações, com a maior brevidade, as necessidades da comunidade. A partir das enchentes, continuamos com as ações direcionadas na coleta de roupas, calçados, utensílios domésticos, alimentos não perecíveis para as famílias necessitadas e instituições beneficentes”, conta Elisabete.

O clube também atua em campanhas de prevenção, como a de erradicação da pólio e educação no trânsito, intitulada “Seja paciente no trânsito para não ser paciente no hospital”, além de realizar palestras em escolas e grupos de mulheres e arrecadação de presentes para as crianças em situação de vulnerabilidade.

Mas é no projeto “Rotary Kids da Serra” que reside o maior orgulho da coordenadora. “Tal programa objetiva despertar nos jovens a consciência sobre a relevância do serviço comunitário e os valores fundamentais do Rotary, como a ética, amizade, liderança e cidadania. Por meio de atividades lúdicas e educativas, o Rotary Kids da Serra envolve as crianças em projetos sociais simples, onde aprendem sobre solidariedade, responsabilidade e trabalho em equipe. Acompanhados pelos pais e rotarianas, as crianças têm oportunidade de crescer em um ambiente de aprendizagem e apoio, sendo preparadas para serem líderes conscientes e comprometidos com sua comunidade”, conclui.