A partir da próxima semana, as escolas das redes municipal e privada de ensino poderão retornar às aulas, conforme o calendário apresentado pelo Governo do Estado. No entanto, a prefeitura de Bento Gonçalves informou que a decisão de permitir a ida dos alunos às escolas caberá à cada família, sendo facultativa decisão. A informação foi divulgada pelo prefeito Guilherme Pasin e pela secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, na quarta-feira, 2 de setembro.
A decisão de acatar a sugestão do governo estadual foi definida, segundo Pasin, após debates internos entre o Comitê de Atenção ao Coronavírus e os representantes da secretaria de Educação. Conforme o prefeito, a proposta é de que as escolas de educação infantil privada retornem na terça-feira, 8 de setembro e municipal na segunda-feira, 14. De acordo com Pasin, o cronograma será revisto se a região passar para bandeira vermelha.
Para o funcionamento das atividades nas escolas, cada estabelecimento precisou apresentar os protocolos de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão do novo coronavírus. Segundo Iraci, a análise dos documentos foi realizada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). “Estamos nos preparando há meses para que esse possível retorno seja realizado com responsabilidade e segurança. Os pais que não quiserem levar os filhos para escola, poderão seguir com o ensino remoto”, destaca.
Regramentos específicos para transporte, refeitórios e salas de aula
Se por um lado as escolas poderão receber seus alunos novamente, por outro, o retorno será diferente. Com as restrições impostas pelo novo coronavírus, a partir da semana que vem o transporte escolar, refeitórios e salas de aula vão precisar se adaptar a nova realidade, utilizando apenas 50% do antes era usado. De acordo com os regramentos impostos pela prefeitura, o uso de máscara continua sendo obrigatório, nas salas de aula com distanciamento mínimo e redução de alunos são algumas das alterações.
Além das restrições, cada espaço será higienizado diariamente e todos os alunos deverão passar pela aferição de temperatura ao ingressar na instituição. Segundo a prefeitura, todos os profissionais das escolas municipais serão testados antes do retorno às atividades. Neste fim de semana, o município deverá realizar a testagem dos funcionários de Ensino Infantil Privado.
Conforme Pasin, se algum resultado for positivo o profissional será encaminhado para o tratamento e isolamento. “Nosso objetivo é ter esse retorno com segurança, com todos profissionais testados. Além disso, estaremos verificando todos os protocolos apresentados pelas escolas e monitorando esse retorno. Estamos como em todas nossas ações, nos baseando nos dados, com transparência para nossa população. O retorno é facultativo, e posteriormente vamos avaliar o cronograma para retomada dos outros anos”, disse.
Cronograma de retorno das atividades presenciais nas escolas:
- Educação Infantil privada: 8 de setembro
- Educação Infantil Municipal: 14 de setembro
Foto interna: Emanuele Nicola e Arquivo
Foto de Capa: Divulgação