Pelo menos dois representantes de Bento Gonçalves garantiram vaga na etapa final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Ele participaram da etapa inter-regional do evento, realizada no sábado e domingo, 3 e 4 de agosto, em Erechim. O evento reuniu representantes de 10 Regiões Tradicionalistas e atraiu mais de 1,2 mil pessoas, que competiram em diversas modalidades para garantir uma vaga na grande final do Festival, marcada para novembro em Santa Cruz do Sul.
Ricardo Adriano Noskoski, o “Rick Gaiteiro”, do CTG Herdeiros da Bombacha, conquistou o segundo lugar na modalidade Gaita Piano, enquanto Carolini Nunes Fernandes, do CTG Laço Velho, garantiu a quinta vaga no solista vocal feminino. Agora, os dois representantes da Capital Nacional do Vinho devem seguir sua preparação até a novembro, onde sobem ao palco novamente, em busca da tão sonhada premiação.
Na competição de Danças Tradicionais, Força A, o CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado, conquistou o primeiro lugar, seguido pelo CTG Lalau Miranda (Passo Fundo) em segundo, e o CTG Heróis Farroupilhas, de Caxias do Sul, em terceiro. Outros destacados na competição foram o CTG Campo dos Bugres (Caxias do Sul) em quarto lugar, o CTG Galpão Crioulo (Caxias do Sul) em quinto, e o CTG Galpão Campeiro (Erechim) em sexto. Completaram a lista os CTGs Felipe Portinho (Marau), Galpão Crioulo (Aratiba) e Pousada do Imigrante (Nova Bassano) nos sétimos, oitavos e nonos lugares, respectivamente.
No sábado, 3 de agosto, também foram definidos os classificados para a final na categoria Danças Tradicionais, Força B. Garantiram seu lugar na grande final o DTG Piazato da Tradição (Venâncio Aires), CTG Rodeio da Querência (Campinas do Sul), CTG Tropilha Crioula (Getúlio Vargas), CTG Dom Luiz Felipe de Nadal (Passo Fundo), CTG Laço da Amizade (Casca), CTG Última Tropeada (Guaporé), CTG Galpão Crioulo (Chapada), CTG Tropilha Farrapa (Lajeado), CTG Galpão da Boa Vontade (Palmeira das Missões), CTG Porteira da Querência (Sarandi) e CTG Estirpe Gaúcha (Guaporé).
Além das Danças Tradicionais, o Enart também contemplou outras modalidades culturais, incluindo Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino, Declamação Masculina e Feminina, Dança de Salão, Gaita Piano, Chula e Causos, demonstrando a diversidade e riqueza da cultura tradicionalista gaúcha.
Ricardo Valmorbida, presidente da Comissão Organizadora do evento, expressou sua satisfação com o sucesso do Enart. “Tivemos um final de semana de muita emoção e cultura, o tempo colaborou, o público compareceu e o evento foi um sucesso. Só tivemos elogios de todas as Regiões do Estado que aqui estiveram presentes. Todos saíram de Erechim com a certeza de que a cidade é a ‘capital da amizade’, recebendo e realizando um belo evento. Tenho que agradecer ao Poder Público Municipal, à 19ª Região Tradicionalista e aos mais de 150 colaboradores que nos ajudaram a realizar este evento”, afirma.
Ainda, neste mês de agosto e setembro, ocorrem as outras duas etapas inter-regionais, que devem classificar representantes de outras 20 regiões tradicionalistas.