Para conquistar uma pele jovem e bonita existem diversos tratamentos que prometem melhorar sua aparência depois de algumas sessões. É impossível congelar o tempo e evitar os múltiplos sinais do envelhecimento. No entanto, pode-se atenuar e reduzir os efeitos da sua passagem. A partir dos 25 anos, essa preocupação aumenta. Entre tantos tratamentos disponíveis no mercado fica difícil escolher qual o ideal para o seu tipo de pele.
Por isso, a médica Andressa Pauletto apresenta os procedimentos mais procurados que melhoram o aspecto da pele. “Hoje estão disponíveis diversos procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos, que atenuam os sinais do tempo, proporcionando resultados naturais e satisfatórios, que aumentam a auto-estima da mulher”, afirma.
De acordo com Andressa, o inverno é uma época ideal para realizar esses tratamentos. “Os dias frios são mais favoráveis para recuperação da pele, pois ela fica mais sensível a ação dos tratamentos”, explica. Entre os mais procurados estão os peelings, Botox®, laser e luz pulsada. “É importante sempre consultar um médico para esclarecer as dúvidas e expectativas. O médico é o profissional mais indicado para analisar as necessidades do paciente e definir o procedimento ideal”, destaca a especialista.
Para clareamento de pele, manchas, melasmas, de causa hormonal, solar ou idade, Andressa indica a aplicação de peelings com ácidos, laser ou luz pulsada. O peeling recupera a pele e estimula a produção de colágeno e elastina, promovendo a renovação celular. “Manchas, rugas, sardas e algumas linhas de expressão podem ser amenizadas ou até eliminadas dependendo do tipo de peeling usado”, afirma. Já o laser fracionado de CO2 está indicado em casos em que se deseja remodelar as camadas da pele e estimular a produção de colágeno mais profunda, trazendo diminuição da flacidez da pele, das manchas e diminuindo sensivelmente os indesejados sinais de expressão.
A toxina botulínica, o famoso Botox®, é um dos tratamentos mais procurados, segundo Andressa. O método é usado para atenuar e diminuir as rugas dinâmicas ao redor dos olhos, na testa, pescoço e no colo. Outro tratamento é o ácido hialurônico que melhora sensivelmente as rugas estáticas. “A busca pela toxina botulínica associada ao preenchimento à base de ácido hialurônico tem aumentado muito nos últimos tempos, sendo estes tratamentos os mais procurados. Se bem feitos, são capazes de reverter os sinais do tempo e manter uma aparência muito natural”, aponta.
Segundo Andressa, o principal objetivo da toxina botulínica é relaxar a musculatura, suavizando a expressão do rosto, buscando recuperar a jovialidade, mas mantendo as características de cada paciente. “O importante dos tratamentos é realçar a beleza natural, fazendo com que a pessoa fique mais bonita de acordo com a sua idade, com rugas atenuadas, aspecto jovem, saudável e bonita”.
Para prevenir o envelhecimento
Ter uma vida saudável, alimentar-se bem, fazer exercícios físicos, hidratar e proteger a pele são formas de retardar o envelhecimento. Para a médica Andressa Pauletto, o elemento indispensável para a proteção da pele ainda é o filtro solar. “Além de cuidar da pele e proteger, os filtros solares de qualidade já contém tratamento anti-idade. Assim como os hidratantes, existe um filtro específico para cada tipo de pele e idade”, explica.
As mãos, que ficam mais expostas principalmente para quem passa generosos minutos no trânsito e debaixo do sol, precisam de reaplicação constante de filtro solar, assim como a face ou qualquer outra área exposta. “Qualquer excesso de exposição ao sol prejudica a pele. Os efeitos serão percebidos com o passar dos anos, por isso a prevenção é tão importante”, alerta.
Inverno merece atenção especial
O inverno está chegandoe as mudanças podem ser percebidas diretamente na nossa pele, que se torna mais ressecada, áspera, descamativa e, algumas vezes, apresenta vermelhidão, coceira e formação de “crostas” (casquinhas/machucados).
Com a queda brusca da temperatura, pacientes com pele seca e dermatite atópica (DA) são os que mais sofrem, apresentando piora no quadro. Porém, aqueles com pele oleosa não ficam inertes ao frio. Além do aumento da oleosidade podem vir a apresentar crises de dermatite seborreica (descamação e vermelhidão) na região da zona T da face (ao redor do nariz, sulcos, supercílios) observadas, em alguns casos, também na região atrás da orelha, no couro cabeludo e região medial do tórax.
O fato é que o inverno e fatores como banhos quentes e demorados, ar condicionado, poluição e exposição solar intensa deixam a pele mais seca. Mas com algumas dicas é possível manter a pele saudável:
- Evite banhos muito quentes;
- Beba água com ou sem sede (2 litros são essenciais);
- Hidrate bem a pele;
- Use protetor solar.
Pele seca, ressecada ou descamativa
- Não tome banhos quentes e demorados. Eles retiram a camada protetora (oleosidade natural da pele) assim como as buchas de banho;
- Use sabonetes hidratantes ou neutros;
- Evite tomar mais de um banho ao dia no inverno;
- Utilize hidratante diariamente, logo após o banho ou ainda com o corpo úmido;
Escolha seu tratamento
- Laser e luz pulsada: para manchas de sol, rugas finas, perda de colágeno
- Toxina botulínica (Botox®): ideal para rugas finas
- Preenchimento com ácido hialurônico: trata perda de volume, rugas e linhas de expressão
- Peelings: rugas finas
Josiane Ribeiro
especiais@jornalsemanario.com.br