Recurso do Instagram, similar ao TikTok, atinge públicos distintos e deve ser aproveitado para a produção de um conteúdo diferente

Recurso do Instagram, similar ao TikTok, atinge públicos distintos e deve ser aproveitado para a produção de um conteúdo diferente.

Se você tem interesse em divulgar o seu negócio online, já deve ter conferido o nosso artigo sobre como o TikTok pode impulsionar negócios, e certamente concluiu como as redes sociais podem impactar positivamente na sua empresa sem grandes investimentos.

No entanto, o Instagram possui uma função muito similar ao TikTok, o reels, que assegura um formato de vídeo muito semelhante, mas com o alcance voltado para um público distinto. Esses usuários não devem ser desprezados, assegurando que o reels para empresas seja voltado para adicionar autoridade e visibilidade para uma marca.

O Meta, empresa de Mark Zuckerberg que é a responsável pelo Instagram, já havia realizado uma abordagem parecida há algum tempo atrás, quando lançou os stories, um recurso semelhante a uma rede social que fazia muito sucesso na época, o Snapchat, e agora volta a repetir a dose com o TikTok.

Porém, ao que tudo indica, o aplicativo chinês não deve sumir do mapa devido à funcionalidade do Instagram, por conta de uma questão muito simples, se tratam de públicos distintos.

Ainda que a função seja a mesma, vídeos de curta duração com uma proposta mais jovial e dinâmica, basta comparar as duas redes para notar uma clara diferença. Enquanto no TikTok estão em alta as danças, cortes e memes, no reels o foco é voltado para a produção de conteúdo próprio, com esses vídeos figurando sempre entre os mais visualizados.

Como utilizar o reels para divulgar a minha empresa?

Cada negócio deve se valer do reels de algum modo, tendo em vista o público e a linguagem que a marca deseja trabalhar, por isso, antes de começar a criar conteúdo, considere essas questões. Por fim, aqui vão algumas ideias de conteúdos que podem performar bem com o recurso:

  • Tutoriais – Uma excelente proposta para atrair um público novo e assegura uma didática pertinente para alguns modelos de negócios;
  • Bastidores – Um conteúdo demonstrando o que acontece “por trás das câmeras” é de total interesse para empresas que trabalham com produções em geral;
  • Dicas – Um dos modelos mais utilizados do reels, as empresas recorrem ao formato para dar dicas rápidas sobre as características dos seus produtos ou serviços;
  • Parcerias – Outro modelo popular, o reels permite que você conecte a sua marca a um influenciador e agregue a autoridade desta webcelebridade para a sua empresa.

Por fim, a dica de ouro é não utilizar o mesmo conteúdo do TikTok para divulgação no reels, pois, além de serem públicos distintos, a marca d’água do aplicativo chines é reconhecida pelo algoritmo do Instagram que reduz a entrega do vídeo.

Agora que você já sabe como utilizar o reels para aumentar a visibilidade da sua marca, não deixe de explorar o formato, pois, dado que se trata da última novidade da plataforma, o algoritmo do Instagram ainda privilegia esse recurso na hora de realizar a entrega.

Texto: Daniela Alcântara