A Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que está circulando por e-mails, envolvendo a declaração do Imposto de Renda. Segundo o Fisco, os e-mails informam um suposto erro na declaração do contribuinte e solicitam uma regularização.
Os golpistas utilizam um texto que menciona legislação federal e o Código Civil, além de incluir um link que promete informações detalhadas sobre o procedimento de correção em um arquivo PDF para impressão. No entanto, o link é malicioso e a mensagem é totalmente fraudulenta.
A Receita Federal alerta os contribuintes para que não cliquem em links suspeitos nem forneçam informações pessoais em resposta a esse tipo de mensagem, pois correm o risco de expor seus dados sensíveis a indivíduos mal-intencionados.
É importante ressaltar que a Receita Federal NÃO envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. Portanto, é fundamental desconfiar de e-mails ou mensagens que solicitem informações pessoais, mesmo que usem logotipos tentando se passar por órgãos oficiais.
Para evitar danos ao computador ou captura de informações confidenciais, a recomendação é evitar abrir arquivos anexados suspeitos. O canal principal de comunicação da Receita Federal é o Portal e-CAC, e outros canais seguros estão informados no site do órgão, no endereço gov.br/receitafederal.