Um recente levantamento realizado por uma agência classificadora de risco, com base em dados do Banco Central, apontou que o real brasileiro está entre as moedas que mais perderam valor em relação ao dólar este ano. De acordo com o estudo, que abrangeu 118 países, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking das moedas que mais se desvalorizaram frente à moeda norte-americana desde o início do ano.
A queda acumulada até a última terça-feira, 11 de junho, foi de 9,5%, com a cotação do dólar chegando à marca de R$ 5,35. À frente do real brasileiro estão moedas como a da Nigéria, liderando o ranking com perdas que chegam a quase 43%, seguidas pelas moedas do Egito e do Sudão do Sul.
Além disso, outras moedas que apresentaram desvalorizações significativas em relação ao dólar incluem a moeda de Gana, o peso argentino e o iene japonês. Por outro lado, o estudo revelou que a moeda do Quênia é a que mais ganhou valor frente ao dólar desde o início do ano, com um avanço de 21%, seguida pelas moedas do Sri Lanka e da Armênia, que registraram, respectivamente, aumentos de 6,8% e 4,3%.