O novo radar meteorológico, que vai auxiliar na melhoria do monitoramento mais preciso sobre o clima no Rio Grande do Sul já entrou em operação. O equipamento, instalado no Morro da Polícia, na Zona Leste de Porto Alegre, começou a operar em 8 de agosto e deve servir de instrumento para prevenir situações semelhantes como as registradas em setembro do ano passado e meio deste ano.
O serviço de radar foi uma demanda crescente desde o início de 2023, buscando melhorar a previsibilidade de eventos climáticos extremos. O contrato, assinado no final do ano passado, garante a operação do radar por cinco anos, com uma cobertura de pelo menos 150 quilômetros a partir do local de instalação. O investimento total para a contratação do serviço foi de R$ 25,94 milhões.
Originalmente, a instalação estava prevista para o Morro São João, em Montenegro. No entanto, problemas de acesso ao local levaram a uma mudança de planos. Após avaliação da Climatempo e da Defesa Civil, decidiu-se posicionar o radar no Morro da Polícia. A decisão permitiu que o equipamento fosse instalado e calibrado conforme o cronograma.
Importado da República Tcheca, o radar traz tecnologias avançadas de nowcasting, oferecendo previsões detalhadas sobre eventos climáticos como chuvas intensas, granizo, ventos fortes, tornados e microexplosões, com uma antecedência que pode variar de 12 minutos a menos de uma hora. Essas informações são cruciais para a prevenção e resposta rápida a desastres.
Os dados gerados pelo radar são analisados pela equipe de monitoramento da Defesa Civil. Quando condições perigosas são identificadas, o Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil emite alertas à população e aos gestores municipais, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas de acordo com os Planos de Contingência locais. “O monitoramento por radar é um avanço significativo para a preparação e prevenção de desastres, especialmente considerando a alta densidade populacional e o histórico de eventos climáticos extremos na nossa região,” afirma o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.
Para garantir que todos os cidadãos estejam informados, a população pode se cadastrar gratuitamente para receber alertas da Defesa Civil Estadual enviando uma mensagem SMS com o CEP da sua residência para o número 40199.
Foto: Jürgen Mayrhofer / Secom / Reprodução