Nesta quinta-feira, 23 de maio, o Rio Grande do Sul enfrenta um novo episódio de chuvas intensas e tempestades, com a previsão de risco de temporal em todo o estado. A frente fria atuando no oceano aliada à formação de uma área de baixa pressão em alto-mar contribuem para o aumento da instabilidade atmosférica.
Na região da Serra Gaúcha, o tempo permanece nublado, com expectativa de chuvas fortes especialmente durante a manhã. Essa condição é resultado da formação de um ciclone extratropical na costa, que impede a presença do sol e favorece o desenvolvimento de nuvens carregadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a região, válido até às 18h, prevendo um acumulado de aproximadamente 90 milímetros de chuva ao longo do dia. Além disso, há risco de ventos intensos, com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo.
Em Bento Gonçalves, já durante a madrugada foram registradas pancadas de chuva, e o tempo segue encoberto durante a manhã, com chances de precipitações a qualquer hora do dia. As temperaturas na Capital Nacional do Vinho devem variar entre 15ºC e 24ºC.
Para sexta-feira, 24, a previsão indica a formação de uma nova frente fria entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai, mantendo a instabilidade e provocando chuvas generalizadas e queda de temperatura em todo o estado.