O Presidente do Conselho da Sicredi Serrana, Marcos Balbinot comemora o crescimento da cooperativa nos últimos anos e ressalta a boa relação com os cooperados. A Sicredi busca ser a empresa mais amada do Brasil

Natural da linha Caravaggio, interior de Farroupilha, Marcos Balbinot tem sua origem na fé. Aos 12 anos ingressou no Seminário Diocesano de Caxias do Sul, para se tornar padre. Cursou Teologia e Filosofia, e na caminhada, foram 14 anos de Seminário até a ordenação. Balbinot chegou a rezar missas na sua própria comunidade, em Farroupilha, porém, com 28 anos viu algumas questões existenciais que o fizeram dar um tempo, e foi aí que surgiu o Sicredi na sua vida. Balbinot deixou as celebrações e começou a trabalhar na Sicredi Serrana, onde está há 24 anos. Hoje, ele e a esposa Irene moram na capital Nacional da Malha, e têm uma filha, Amanda, que mora em Porto Alegre. Balbinot é o Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Serrana.

Carreira no Sicredi

Sicredi foi meu primeiro emprego, em 1997. Trabalhei cinco anos e meio como Gerente da agência em Farroupilha, até 2002. Quando comecei éramos em apenas duas pessoas, hoje, somos uma equipe de 500. Depois, fui para a agência sede, em Carlos Barbosa, onde estou até hoje. Comecei como Assessor de Crédito, por quatro anos. Após, me tornei Gerente de Controladoria, responsável pela parte administrativa e Gestão da Cooperativa. Em 2009 estava surgindo um trabalho na Sicredi de educação-cooperativa e organização do quadro social, e comecei a fazer isso. Trabalhando em assembleias, mobilizando os associados e coordenando os trabalhos de preparação de coordenadores de núcleos. Durante esses dois anos como assessor de Programas Sociais, me tornei especialista no estatuto social. Em 2011 fui eleito Presidente do Conselho da Sicredi Serrana onde estou até hoje, no meu terceiro mandato. A sucessão em determinado momento vai acontecer e estamos preparando lideranças para isso. Quando cheguei na Sicredi Serrana ela tinha menos de mil associados, atualmente somos 132 mil, atendemos 23 municípios e temos 33 agências na região da Serra.

“Gente que coopera cresce”

Tudo nasceu como um movimento cooperativo, que existe no mundo todo. A Cooperativa nasce na filosofia de pessoas com interesses em comum possam criar suas empresas e atender as suas necessidades, uma empresa, que também tenha características societárias. Esse movimento vem desde 1848, na Inglaterra, e em 1902 o Padre Theodor Amstad, em Nova Petrópolis, cria a primeira cooperativa de crédito, hoje Sicredi, com 119 anos, sendo a cooperativa mais antiga. Com o tempo o cooperativismo perdeu força, e na década de 80, acontece uma retomada, liderada por Mário Kruel Guimarães, onde começam a surgir várias cooperativas no Estado, inclusive na Serra. Até 1980 eram apenas cooperativas de crédito, e foi em 1992 que nasceu a marca Sicredi. Até 2006 só podíamos associar agricultores, com crédito rural, após, nos transformamos em cooperativa de livre admissão.
Sem cooperação, não tem crescimento. Cada cooperado busca no Sicredi aquilo que interessa para o seu negócio. O Sicredi oferece as melhores condições, com qualidade e preços adequados, pois o associado espera que a cooperativa supra as suas necessidades. Ele não vem só para cooperar, vem para desenvolver o próprio negócio. Hoje somos a maior empresa gaúcha em patrimônio, que é formado pela cota capital dos associados. Qualquer grupo associativo, se tiver cooperação, cresce. É uma relação de confiança.

Segredo da empresa

O segredo da empresa é a cultura interna da equipe de trabalhadores, onde geramos um sentimento de pertencimento. A fortaleza de uma cultura significa muito, quando há um grupo que busca a excelência e que tem clareza de propósitos, de cada dia evoluir, faz com que o processo seja natural e espontâneo. Queremos ser o melhor lugar do mundo para os nossos funcionários trabalharem.

Crescimento

O Sicredi tem uma identidade, valores e princípios que são preservados. Temos uma postura de sermos éticos, gentis e cordiais na recepção, e com isso, naturalmente se cria uma relação de confiança, e essa é a nossa cultura. Geramos um grau de satisfação que chega com naturalidade aos nossos associados. Queremos ser lembrados pela nossa qualidade de entrega, pela oferta e, naturalmente as pessoas lembram e fazem negócios. Nós estamos crescendo como nunca. Em 2020 tivemos um crescimento que jamais imaginávamos. Em uma visão geral, a Sicredi Serrana cresceu 42% em 2020, em crédito 50% e emprestamos R$ 938 milhões a mais. Em contrapartida, o associado nos buscou para guardar dinheiro, onde crescemos mais de R$1 bilhão. Os cooperados nos têm como porto-seguro, para dar continuidade em seus negócios. A Sicredi Serrana, desde 2015, não tem metas de produtos e serviços, nem de associados. Não fizemos nenhuma campanha de brinde e nem premiações. Ano passado ganhamos 15 mil novos sócios. Acabamos 2020 com 126 mil associados, e hoje, estamos próximos a 133 mil. As nossas agências estão preparadas para dar segurança, cuidar bem das pessoas e de sua saúde financeira.

Mapa estratégico e Carta de Intenções

Trabalhamos com pensamento estratégico, entre eles, um mapa estratégico. O mapa nos orienta, define o grande plano da cooperativa. Brincamos que quem manda não é o Presidente, é a nossa estratégia ao longo prazo. Definimos os valores que queremos preservar e qual nosso propósito. Trabalhamos também com a carta de intenções, onde escrevemos o futuro que desejamos. Não há números nos nossos planos estratégicos, não temos metas numéricas. Na nossa carta, queremos ser a empresa mais amada, fazer a diferença da vida dos nossos associados. Também já estamos trabalhando em transformar energias limpas, com projetos fotovoltaicos. São sonhos futuros que queremos construir e que orientam todo o nosso trabalho. Queremos ser ainda mais contributivos com os negócios dos nossos associados, ajudar eles crescerem. Buscamos ser uma empresa que inspira, mobiliza, e sirva de exemplo. Na avaliação, medimos o índice de eficiência, afinal, temos um negócio e precisamos entregar resultados. Trabalhamos muito a principalidade do associado, procurando definir as características deles, a forma de fazer negócios e se relacionar com eles e o momento de vida de cada um.

Produtos

O que o Sicredi tem de mais valioso é o relacionamento, o vínculo, a relação com o associado, essa relação de confiança recíproca que se estabelece. Depois, o serviço que operamos vai depender muito da necessidade de cada um. Temos mais de 300 opções para encontrar o que é mais adequado para cada associado.

Aplicações Financeiras

A melhor maneira, e isso o Sicredi procura cuidar bastante, é conhecer o perfil de cada investidor. Temos um aplicativo, onde cada associado responde algumas perguntas bem simples, para que possamos definir o perfil de cada um e a partir disso, orientá-los da melhor forma. Saber como ele se sente em relação ao dinheiro, se é um perfil mais conservador, moderado ou arrojado. A partir de cada perfil, tem um produto de investimento e aplicação que vai ser o mais indicado. Quanto mais ele respeitar o seu perfil, melhor.

A importância de poupar

Todos devem começar a ter o hábito de poupar dinheiro. O povo brasileiro poupa pouco, por isso uma das ações que trabalhamos é a educação financeira. Ter a habilidade e a cultura de poupar dinheiro. Cada um vai ter que olhar para o seu orçamento e suas condições e ver o quanto pode poupar. Há um indicativo de que, a partir de 10% da renda mensal, já começa ser relevante a disciplina de economizar. O nosso programa de educação financeira busca trabalhar não a contabilidade, mas a questão do comportamento, da consciência, ajudando as pessoas a trabalhar com sonhos e objetivos. Poupar não é só guardar e fazer tudo no sofrimento e sim, poder também usufruir da vida com aquele dinheiro. O que acontece muito no Brasil, é que primeiro as pessoas consomem tudo que podem, e depois guardam o que sobra, e isso está errado. Primeiro, separar uma porcentagem da sua renda para guardar. Nós temos os melhores produtos que possam atender as expectativas de cada cooperado. Por exemplo, se for pensar a longo prazo, um dinheiro que o cooperado só vai utilizar daqui há anos, uma boa forma de investimento é na Previdência, e não pensando na aposentadoria. E, ao invés de você dar para uma criança um presente físico, já que ela tem uns cinco carrinhos ou bonecas, converta isso em dinheiro na Previdência, que quando ela tiver uns 20 anos e indo para a faculdade, terá um valor considerável. A educação financeira é importantíssima.

Momento Nacional

Olhamos com otimismo para as oportunidades, dentro de um contexto bastante polarizado e com vários conflitos. Temos que centrar naquilo que é correto, em promover as coisas do bem, em ser ético em tudo que faz. Quando olhamos para as oportunidades locais e do Brasil, temos otimismo, porém, somos realistas em saber que o nosso país ainda tem sérias fragilidades, nos falta uma grande identidade como povo. Por hora somos alegres e espontâneos, brincalhões e criativo, mas ainda vimos muito preconceito e questões veladas que nos atrapalham. Ainda temos dualismo, mas acima de tudo acreditamos que as coisas do bem, promotoras de vida, dignidade e prosperidade são muito mais fortes.

Conselho para os jovens

Estudem bastante, antes do primeiro emprego principalmente. Os jovens tem que se desenvolver e buscar mais competências. As empresas oferecem incentivo para a educação, mas, mais importante ainda, é o autodesenvolvimento de cada um, trabalhar e estudar para se tornar uma referência. Não adianta ter uma visão imediatista, pois todo desenvolvimento leva um tempo para acontecer. Essa naturalidade de entender o próprio trabalho que está realizando, como oportunidade de grande aprendizado é importantíssima. O jovem tem que ter um olhar curioso para tudo que acontece na volta dele, isso vai fazer a diferença lá na frente.

Conselho para os empreendedores

Continuem os estudos e aceitem ser vulneráveis e frágeis. Saibam onde estão as suas potencialidades e onde necessariamente precisam de ajuda, orientação e conselho. Muitos empreendedores não dão certo, pois mesmo que sejam especialistas na atividade que fazem, quando abrem o seu próprio negócio se deparam com outras matérias que não são do dia a dia deles, e acabam falhando. A importância de um planejamento estratégico, entender a condição de mercado e as questões financeiras. Quando se aceita essa vulnerabilidade já se abre um horizonte de possibilidades, pois se você precisa fazer jogos e ajustes para manter seu negócio de pé, comece a repensar. Eu já vi muitos quebrando, pois não receberam orientações e alertas suficientes. Muitos reclamavam que o Sicredi tinha negado crédito, e eu sempre dizia, que o que um banco mais quer é emprestar dinheiro, se isso não acontece, é porque o negócio tem algumas fragilidades, e é um convite para você voltar para casa e pensar onde não está legal. Se você viu que entrou em uma situação que não dá, pare logo, as vezes é melhor parar de dar uns passos mais adiante, para transformar algo para a vida toda.

Motivo de Orgulho

O Sicredi tem orgulho de ser uma marca reconhecida devido a essa caminhada coletiva, de transparência, envolvimento, de forte comprometimento na comunidade. Para nós, isso é muito significativo. Isso faz com que levantemos todos os dias de manhã e vibremos com cada projeto que colocamos em curso. Por exemplo, o trabalho de sustentabilidade hídrica que estamos fazendo, se olhássemos só a curto prazo, não teria muito o que fazer, mas estudamos para ter uma solução ao longo prazo. São sonhos que acreditamos e é o que nos move. Enquanto não realizamos esse sonho, vamos fazendo negócios.