O governo federal, com a falta de confiabilidade na gestão das contas públicas, déficits e mais déficits, gastos e mais gastos, imagem de governo gastador, imagem de governo que mais se preocupa em aumentar as receitas do que diminuir as despesas, com ausência TOTAL de plano de governo está levando esse país ao fundo do poço.

Governo com um monte de ministérios, alinhamento a países ditatoriais como China, Irã, Venezuela, querendo mexer na meta de inflação para mais, criticando o Banco Central por fazer as coisas certas, priorizando eleições mais do que uma estruturação de um país confiável, se vê agora lançando um plano econômico de redução de gastos que não tem quase nada disso, cortando somente vento como já escrevi.

O que o governo federal conseguiu foi criar somente mais instabilidade econômica. Dólar a mais de R$ 6,00, taxa de juros SELIC na estratosfera a 12,25% e vai aumentar ainda mais para, no mínimo, 14,25% pois o Banco Central já informou isso essa semana na ata.

Na economia, todos deveriam saber que o mais importante são AS EXPECTATIVAS FUTURAS do que a realidade atual. Os indicadores bons em algumas contas como PIB e outras, o partido de plantão e o ministro HADDAD jogaram tudo isso fora, há poucos dias, na divulgação do plano de corte de gastos, que não estão em nada comprometidos com o futuro do Brasil mas, somente, pensando em ganhar as próximas eleições.

Faço uma previsão: Lula não concorrerá em 2026 pois entenderá que é um risco muito grande a ele, se perder, sair da vida política com uma derrota.

O país não aguentará mais 2 anos desse governo com uma política expansionista de gastos públicos. O Brasil explodirá se nada for feito para mudar essas ações atuais de gerar mais e mais instabilidade econômica. O exemplo da Dilma, que já escrevi aqui também, parece estar cada dia mais perto a todos no Brasil.

Acima estão alguns artigos desde 2021. Escrevi muitos outros no mesmo sentido.

CREDIBILIDADE e CONFIANÇA é mais importante, em economia, do que resultados momentâneos atuais. Isso que o governo federal não está passando ao país.

Já vimos esse filme que gastar, gastar e gastar sempre com déficits, que é o caso atual dos últimos 2 anos no governo PT, leva qualquer economia, qualquer pessoa ou qualquer empresa à falência.

Déficits e mais déficits podem elevar mais e mais o dólar aumentando a inflação, elevar mais e mais os juros para conter também a inflação que pode levar à economia a parar. Ou talvez, quando estivermos em juros a 20% e isso ainda não der conta e ninguém mais comprar os títulos da dívida do governo federal, será o caos.

Ou o governo atual muda o rumo das contas públicas ou corremos o risco de uma falência institucional do país.

Não dependa nunca dos governos. Faça acontecer, crie alternativas e busque seus objetivos. Feliz 2025 e sucesso.

(Essa coluna volta em 25.01.25).