Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela um cenário preocupante para as finanças dos brasileiros. Atualmente, quase 68 milhões de pessoas estão endividadas, o que equivale a quatro em cada dez indivíduos no país.
O estudo revela que o valor médio das dívidas é de aproximadamente R$ 4.350. A maior parte dos endividados, cerca de 64%, possui débitos com instituições bancárias. No entanto, o levantamento destaca um dado alarmante: os atrasos em contas de serviços básicos, como água e luz, representam 10% dos boletos não pagos.
A situação é agravada pelo cenário econômico nacional. Em nota, os responsáveis pela pesquisa expressaram preocupação com os altos juros praticados no Brasil e com o possível aumento da taxa Selic, a taxa básica de juros. O aumento da Selic tende a restringir o acesso ao crédito, o que pode dificultar ainda mais a regularização das contas para muitas famílias e manter o índice de inadimplência em níveis elevados.