Uma nova pesquisa do SPC Brasil, em parceria com a CNDL, mostra que quase 68 milhões de brasileiros enfrentam problemas financeiros e estão endividados. Isso representa cerca de quatro em cada dez pessoas no país que estão com contas no vermelho.
O estudo revela que o valor médio da dívida entre os endividados é de R$ 4.476. A maioria desses débitos, aproximadamente 64%, é relacionada a instituições financeiras, como bancos. No entanto, chama a atenção a significativa porcentagem de 11% de dívidas em atraso, que envolve contas de serviços básicos, como água e luz.
Diversos fatores contribuem para esse cenário alarmante. Entre as principais causas, os pesquisadores apontam os imprevistos financeiros, a redução da renda e a falta de controle sobre o orçamento familiar. Além disso, a alta da taxa Selic, que atualmente supera os 10%, também tem dificultado a recuperação financeira dos consumidores.
Caminhos para a Recuperação
Os responsáveis pelo estudo destacam que a diminuição do endividamento no Brasil dependerá de uma combinação de ações do poder público e de um uso mais consciente do crédito pela população. A conscientização financeira e o planejamento orçamentário são fundamentais para ajudar os brasileiros a recuperarem o controle sobre suas finanças.