Perto de completar um mês que o CRLV-e foi disponibilizado no Rio Grande do Sul, 48.723 gaúchos já utilizam o documento do veículo no celular. A novidade foi lançada no Estado no último dia 06 de novembro, junto com o portal rs.gov.br, plataforma que concentra os serviços digitais oferecidos ao cidadão pelos órgãos de governo. Em todo Brasil, cerca de 1 milhão de proprietários de veículos já utilizam a versão virtual do documento de licenciamento.
Somente o CRLV (documento recebido anualmente após o pagamento do IPVA e seguro obrigatório) pode ser baixado no celular. O CRV, documento de propriedade, continua sendo disponibilizado em papel. O documento virtual pode ser gerado em um smartphone ou outro dispositivo móvel pelo aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e viabilizado, no RS, pela Procergs e pelo DetranRS. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.
Para ter o documento digital, o proprietário do veículo licenciado no RS deverá baixar o app no Google Play e App Store e fazer o cadastramento. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. Lançada em dezembro de 2017, a CNH digital já é utilizada por 365 mil gaúchos.
Compartilhamento
O CRLV-e pode ser compartilhado com até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, basta cancelar a opção no app.
Clique aqui e veja como gerar o CRLV digital.
Fonte: Detran RS
Foto: Fernanda Alves/DetranRS/Divulgação