Mais 31 trabalhadores de oito empresas se especializaram através da proposta do CIC-BG

O projeto de especialização de mão de obra Qualifica Bento, promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), diplomou mais 31 trabalhadores quarta-feira, 18. Do total, 15 receberam os certificados após concluírem 90 horas do curso Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC. Realizado no Senai, parceiro do programa, o curso reuniu trabalhadores de sete empresas de Bento Gonçalves. Outra turma, com 16 trabalhadores de uma única empresa, foi diplomada após 60 horas do curso Preparação e Operação de Torno CNC e Centro de Usinagem.

As modalidades oferecidas otimizam o tempo dos trabalhadores já que as formações são adaptadas, focando nas técnicas necessárias para a evolução profissional e o contínuo desenvolvimento dos negócios. “Encurtamos as horas, compactamos o conteúdo e fizemos com que não fique cansativo, sempre mantendo a qualidade do ensino”, disse Gladis Stringuini, primeira vice-presidente do CIC-BG para Assuntos da Indústria. Em alguns casos, há uma personalização dos cursos a fim de atender às necessidades de cada empresa, como a Farina – o segundo nesses moldes desenvolvido para a centenária organização.

Alguns dos alunos tiveram a chance de se qualificar para funções que estão começando a desempenhar, mostrando como o projeto está atendendo a um de seus propósitos, que é a especialização da mão de obra. “Não tinha experiência alguma, então a empresa me proporcionou e foi muito bom, já aprendi bastante”, comentou Marcelo Teochi. “Agora, com a prática vamos evoluindo para programar CNC e tudo”, contou. Há 10 anos no mercado ,mas sem experiência na nova função, Andrieli de Jesus comemorou o final do curso. “Não tinha muita noção, mas o curso me ajudou a entender o que eu preciso fazer”, disse.

O gerente de Operações do Senai, Ricardo Dal Piva, disse que os alunos acabam sendo condutores para uma mudança de cultura. “Isso, no sentido de como as empresas podem incentivar seus colaboradores a se especializarem mais, e os colaboradores, da mesma forma, gerando valor para eles mesmos, para serem profissionais diferenciados no mercado”, destacou. Desde a sua implantação, o Qualifica Bento, em agosto de 2022, já diplomou mais de 350 alunos em 11 cursos oferecidos.

Foto: Tiago Garziera/ Exata Comunicação