Gatos têm diversas necessidades além de comer, beber água, dormir e receber carinho e, assim com os humanos, eles possuem instintos naturais como caçar, demarcar território, demonstrar posição social (se houver outros pets em casa) e fazer atividades físicas.

É neste ponto que o arranhador auxilia na promoção do bem-estar dos felinos: ele permite que os gatos esfreguem suas glândulas de feromônios (que também estão nas patinhas) deixando seu cheiro e marcando o território como deles.

Se o arranhador possuir brinquedos, irá também estimular a caça e a diversão, principalmente se ele passa muitas horas sozinho em casa. Se tiver vários níveis (andares) ele poderá se estabelecer no nível mais alto e demonstrar aos outros pets da casa quem ‘manda’ naquele território e é por isso que eles adoram subir em geladeiras, armários e (alguns) até se equilibrarem na porta da casa.

Benefício do arranhador para a saúde e corpo dos gatos:

Os gatos adoram e precisam se exercitar para gastar calorias, promover o fortalecimento dos músculos, trabalhar as articulações, estimular o sistema nervoso e seu senso de equilíbrio. Os arranhadores também permitem isso!

Ele irá escalar, se pendurar, descer, pular e, em alguns modelos, se equilibrar! O arranhador pode ser uma academia completa para seu gatinho, trabalhando tudo que ele precisa para ter uma vida saudável!

Alguns modelos irão estimular o gatinho a se coçar e rolar neles, fazendo com que os pelos mortos também fiquem por lá, reduzindo a ingestão de pelos e a formação das bolas de pelo em seus estômagos.

Benefícios do arranhador para o comportamento dos gatos:

Gatos agressivos, agitados, inquietos, medrosos ou apáticos também se beneficiam dos arranhadores. Muitas vezes esses comportamentos são ocasionados justamente pela ociosidade, tédio, marasmo e falta de estímulos.

Os arranhadores podem contribuir muito para melhorar esse aspecto! Ao promover interatividade, atividade física, liberação de hormônios e até um refúgio único e exclusivo. Desta forma os gatos tendem a ficar menos agressivos com outros pets e com seus tutores e mais felizes, por estarem saciando seus instintos naturais.

Para as unhas:

As unhas dos gatos crescem de forma contínua e são muito importantes para eles! Na natureza suas unhas estão constantemente sendo desgastadas subindo em árvores ou arranhando troncos. É por isso que os arranhadores têm esse nome! Essa é sua principal função! Afiar, desgastar, remover camadas superficiais e não promover o incômodo de ficar com as unhas grandes demais, correndo o risco de machucar suas patinhas.

Além disso, com ele afiando e lixando suas unhas no arranhador, a necessidade de cortar as unhas do seu gatinho será menor (o que é sempre um perigo, devido a estrutura de camadas das unhas) e seus braços, pernas e móveis serão poupados!

Para você (tutor):

Sim! Os arranhadores também trazem benefícios a você: seu gato estará mais feliz e tranquilo, estabelecendo um relacionamento mais amigável e carinhoso contigo. Você poderá brincar com ele de forma saudável, no território dele. Terá menos unhas e pelos espalhados pela casa (porque ele tende também a se coçar no arranhador, deixando seus pelos soltos por lá) e, é claro, terá seus sofás, poltronas, cortinas, roupa de cama e outros móveis poupados da função de arranhador!

Meu gato não brinca no arranhador, e agora?

Comprou o arranhador e nada do seu gato brincar nele? Talvez você precise ensiná-lo ou estimulá-lo a usar. Confira algumas dicas para ensinar o gato a usar o arranhador:

  • Coloque o arranhador sempre num local bem visível, com uma boa ‘visão’ do ambiente como um todo.
  • Dê preferência para os lugares preferidos pelo seu gato na casa, se possível num local onde você também costuma ficar ou passar, ele vai sempre querer estar por perto para cuidar de você.
  • Verifique se o arranhador não está balançando demais, pois isso pode desestimular a brincadeira.
  • Deixe seu cheiro no arranhador, esfregue uma peça de roupa ou cobertor com seu cheiro pelo objeto.
  • Brinque um pouco com ele no arranhador, use varinhas ou outros “brinquedos” que ele goste (entre aspas, porque nem sempre é um brinquedo mesmo).
  • Estimule o prazer com catnip, mas caso seu bichano seja sensível à erva do gato, você pode espalhar um pouco dela sobre o arranhador e esfregar bem para atraí-lo.
  • Abuse do reforço positivo! Ofereça a ele ou coloque o petisco favorito do seu gatinho no arranhador, para estimulá-lo a usar e explorar.

Fonte: www.ative.pet / Reprodução