A final do Mundial de Clubes da Fifa está definida: Chelsea x Paris Saint Germain (PSG).
O time inglês chegou à final após vencer o Fluminense por 2×0 na terça-feria, 8 de julho. Já os franceses eliminaram o Real Madrid por um placar de 4×0 na quarta, 9 de julho.

Quem se sagrar campeão no próximo domingo, 13, às 16h, vai entrar para a história como o primeiro time a levantar a taça no novo formato do campeonato, sediado nos Estados Unidos, país que também receberá a Copa do Mundo de 2026.

Anteriormente, o torneio anual era disputado por apenas sete times de todo o mundo. Agora, são 32 equipes, que se enfrentarão a cada quatro anos.

Quatro clubes brasileiros participaram dessa primeira edição: Fluminense, Palmeiras, Flamengo e Botafogo.

A partida final acontecerá no estádio MetLife, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O estádio fica a poucos quilômetros de Manhattan, em Nova York, e também sediará final da Copa do Mundo no próximo ano.

Para chegar à final, o Chelsea eliminou Fluminense, Palmeiras e Benfica (Portugal), além de superar Espérance (Tunísia) e Los Angeles (EUA) na fase de grupos.

A única derrota do time inglês foi contra o Flamengo, ainda na fase de grupos. O time carioca, porém, acabou eliminado pelo Bayern de Munique (Alemanha), nas oitavas de final.

Já o PSG eliminou Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha) e Inter Miami (EUA), além de vencer o Seattle Sounders (EUA) e Atlético de Madrid (Espanha) na fase de grupos.

A única derrota dos franceses também foi para um brasileiro: o Botafogo venceu por 1×0 na fase de grupos, mas acabou sendo eliminado pelo Palmeiras nas oitavas.

Brasil na final?

Nenhum time do Brasil conseguiu chegar à final. O melhor colocado foi Fluminense, que caiu nas semis para o Chelsea. Mas brasileiros estarão em campo.
Do lado do Chelsea, o principal nome é o atacante brasileiro João Pedro, que fez os dois gols que eliminou seu ex-time, o Fluminense, na semifinal. Também faz parte do elenco inglês Andrey Santos.
Já o PSG é a casa de Marquinhos e Lucas Beraldo.

Os finalistas têm quantos títulos?

O PSG não tem mundial e busca o título para fechar uma temporada perfeita neste ano.
Campeão dos principais campeonatos em 2024-25, o time francês conquistou quatro títulos na temporada, inclusive Supercopa da França com seis rodadas de antecipação e a inédita Champions League.

A equipe pode conquistar dois títulos mundiais em um intervalo de cinco meses. Além do Mundial de Clubes, o PSG também é o favorito na Copa Intercontinental, realizada em dezembro e que vai reunir os campeões continentais.

Já o Chelsea, se vencer a final, será bicampeão do mundo. Em 2021, o time conquistou pela primeira vez o Mundial de Clubes. Nesta temporada, os ingleses são os atuais campeões da UEFA Conference League.
Um total aproximado de R$ 5,8 bilhões será distribuído entre os 32 clubes participantes do torneio, com o campeão podendo faturar até R$ 735 milhões.