No início do retorno às aulas, no encontro com diretores, professores e colegas, também acontece um evento que já se tornou tradicional durante o ano letivo. O “Padrinhos na Escola” foi criado para contemplar alunos dos primeiros anos das escolas municipais e estaduais. Em sua sétima edição, atende aproximadamente 3.500 alunos de 22 escolas.
No projeto, são distribuídos materiais que auxiliam no aprendizado diário e contêm itens escolares como cadernos, lápis preto, borrachas, cola líquida pequena, apontadores, lápis de cor, marcadores e muito mais. Também foram fornecidos folha A4, folhas de desenho, EVA, guache e cola grande. Na semana passada, um grupo de patrocinadores visitou as escolas que receberam os materiais, como EMEF Anslemo Luigi Picolli, EEMF Anselmo Luigi Picolli, EMEF Princesa Isabel e EMEF Maria Margarida Zambom Benini, EMEF Fenavinho, EMEF Maria Borges Frota e outros espaços de ensino.
De acordo com o presidente do Padrinhos da Escola, Marcelo Haefliger, a ação já pertence à comunidade. “Começamos com um grupo pequeno de pessoas e hoje temos em torno de mil padrinhos e madrinhas que auxiliam no processo. Ele visa fazer o bem, trabalhar na essência das crianças, os primeiros passos da Educação, para o futuro delas”, destaca.
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que o Padrinhos na Escola faz parte de uma grande parceria com voluntários da comunidade. “É muito mais que doação materiais escolares, traz uma mensagem de valorização da educação e de construção de sonhos”, afirma.
O Gabinete da Primeira-dama, Secretaria de Educação, 16 CRE, SESTSENAT, CIC, CDL, Sindmoveis, Movergs, Circulo Operário BG, Rotary Club Bento Gonçalves, ente outras instituições apoiaram a ação.
Fotos: Jose Martim Estefanon