Proposta busca levantar dados da cidade sobre meio ambiente, afim de arquitetar um planejamento
Bento Gonçalves entra para o projeto Sistema de coleta de dados por dispositivos IoT (Internet das Coisas). O projeto visa a coleta e o processamento de dados em tempo real, a fim de prover novas políticas públicas para o desenvolvimento de uma cidade inteligente. Para isso, a Coordenadoria de Tecnologia de informação e Comunicação (CTEC), junto a Secretaria de Meio Ambiente, tem 18 meses para a realização do projeto, coordenado pelo SICT, UCS, SEBRAE, Instituto Hélice e FSG.
Os dados coletados serão, principalmente, sobre a luminosidade, ruído e qualidade do ar. O diretor da CTEC, Matheus Barbosa, comenta o quão importante é para o município estar envolvido nesse projeto e destaca que a Internet das Coisas terá como intuito a extração de dados sobre o meio ambiente, buscando proporcionar um planejamento estratégico para ações voltadas à área.
Ademais, o projeto abrange mais cinco municípios da Serra Gaúcha, são eles: Canela, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado e São Francisco de Paula. Após esse período de implantação, a proposta poderá ser prorrogada, a critério do município e UCS.