Teve início neste mês, em Bento Gonçalves, o projeto EnCanta – Livros e Poemas no Palco: Oficina de Contação de Histórias para Educação Infantil. Idealizado pela atriz e produtora cultural Måhrcia Carraro, o projeto faz parte do edital SEDAC n° 17/2024 do programa Artistas na Escola do Estado do Rio Grande do Sul e tem como objetivo levar a arte da contação de histórias para crianças de zero a seis anos, promovendo o primeiro contato com o teatro e a literatura de maneira lúdica e envolvente.

A iniciativa será realizada em quatro escolas municipais de educação infantil: Primeiros Passos, Mundo Encantado, Jardim Glória e Lar dos Pequeninos. Ao longo de cinco meses, serão realizadas 60 sessões de contação de histórias, totalizando 366 horas de atividades culturais, que beneficiarão diretamente 476 crianças e cerca de 100 educadores.

Projeto começou a ser executado no dia 10 de março

Uma paixão que nasceu na infância

A trajetória de Måhrcia Carraro na contação de histórias é marcada por uma paixão que começou na infância. “Sou atriz por causa da Biblioteca Pública Castro Alves. Quando eu tinha seis anos, saía da escola e passava as tardes na biblioteca até meus pais me buscarem. Lá, assistia a teatros de fantoches e fiquei encantada. Um dia, quando a colega que manipulava os bonecos faltou, eu a substituí. Foi ali que descobri meu amor pelo teatro e pelas histórias”, conta a artista.

Desde 2012, Måhrcia se dedica à pesquisa do universo dos livros e da contação de histórias. Para ela, atuar com crianças é uma realização. “O público infantil é o que mais amo trabalhar. Estar em sala de aula contando histórias para os pequenos é acreditar que há um potencial escritor, um potencial artista, com certeza um novo leitor e um ser humano sensibilizado para a arte”, afirma.

A importância da contação de histórias

Diversos estudos apontam que a contação de histórias é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Pesquisas sobre Literacia Familiar indicam que crianças expostas à literatura desde cedo possuem um vocabulário muito mais amplo. “Estudos mostram que crianças que têm contato com livros, teatro e contação de histórias até os quatro anos escutam, em média, 30 milhões de palavras a mais do que aquelas que não têm essa vivência”, destaca Måhrcia.

Iniciativa está sendo realizada em quatro escolas de educação infantil

O projeto EnCanta busca proporcionar esse primeiro contato com a arte e a literatura, promovendo o desenvolvimento da imaginação, da oralidade e do gosto pela leitura. As histórias contadas foram cuidadosamente selecionadas e incluem contos da cultura afro-brasileira, indígena, haitiana, além de lendas gaúchas e narrativas sobre a imigração italiana, valorizando a cultura local e a diversidade.

Além disso, as apresentações contam com música, teatro de objetos, manipulação de bonecos e a inserção de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo acessibilidade e inclusão para crianças com deficiência auditiva.

Transformando vidas através da arte

A metodologia adotada no projeto respeita o desenvolvimento de cada faixa etária. Para os bebês, a contação envolve gestos, sons e objetos manipuláveis. Para as crianças maiores, há maior interatividade e estímulo à imaginação. Måhrcia acredita que esse contato precoce com a arte pode transformar realidades. “As crianças que têm acesso a essas experiências tornam-se leitores mais assíduos e estudantes mais bem-sucedidos. A arte tem o poder de mudar o futuro de uma comunidade”, enfatiza.

Sobre o programa

O programa “Artista na Escola” é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, em parceria com o programa RS Seguro COMunidade, que visa integrar artistas às escolas públicas situadas em áreas de vulnerabilidade social. O objetivo é promover atividades artísticas pedagogicamente orientadas, enriquecendo o ambiente educacional e contribuindo para o desenvolvimento sociocultural dos estudantes.

Em 2024, o edital do programa selecionou 40 projetos nos segmentos de artes cênicas (teatro, circo ou dança), artes visuais, audiovisual, música e literatura (apenas poesia). Cada proposta contemplada recebeu R$ 18.750 para cobrir os custos de planejamento e execução das atividades, que tiveram duração de três a seis meses.

As ações foram desenvolvidas em escolas públicas estaduais ou municipais de ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizadas nos municípios priorizados pelo programa RS Seguro COMunidade. Entre as cidades beneficiadas estão Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão.

Cada escola pôde receber até duas ações selecionadas, atendendo a duas ou mais turmas, com uma carga horária mínima de 300 horas, incluindo o tempo de preparação.

A seleção dos projetos considerou critérios como enquadramento e planejamento, concepção artística e educacional, valorização da produção artística regional e nacional, além da qualificação do artista.