O programa gerador da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 vai ser disponibilizado a partir desta terça-feira, 12. A previsão inicial da Receita Federal do órgão era de que o programa fosse disponibilizado apenas na sexta-feira, 15, quando começa o prazo de entrega das declarações. A antecipação visa permitir ao contribuinte verificar as informações disponíveis e já reunir documentos pendentes.
Em alguns casos, conforme indica o órgão, o contribuinte pode utilizar a chamada declaração pré-preenchida, que possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são carregadas automaticamente, sem a necessidade de digitação. O recurso permite o preenchimento de quase toda a declaração de forma automática. Podem utilizar este recurso, contribuintes com conta gov.br níveis ouro e prata. A Receita avalia que esse tipo de declaração diminui os erros e proporciona maior comodidade ao contribuinte, mas ainda assim será preciso a checagem das informações.
Para este ano, a expectativa é receber 17,2 milhões de declarações por meio do formato pré-preenchido em 2024, 40% dos 43 milhões de documentos esperados.
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começa às 8h da próxima sexta-feira e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. Neste ano, o Fisco espera receber 43 milhões de declarações, contra 41.151.515 entregues em 2023.
Calendário de restituições
- 1º LOTE: 31 de maio;
- 2º LOTE: 28 de junho;
- 3º LOTE: 31 de julho;
- 4º LOTE: 30 de agosto;
- 5º LOTE: 30 de setembro.