Setor tem como slogan “Todos juntos para o bem-estar animal”
Em fevereiro, a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou os trabalhos para reestruturação do setor da causa animal no Município. Com a unificação das equipes da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, a frente da causa, foram elencadas ações de curto, médio e longo prazo. E nesta sexta–feira, 25 de março, a rede de proteção realiza o lançamento programa Bento-pet – Todos juntos para o bem-estar animal.
Embasado em três eixos, castração, conscientização e fiscalização. A primeira parte do programa, corresponde ao projeto de castração de cães e gatos, que já está em andamento. Com novo edital, foi ampliado o número de castrações, com cinco clínicas cadastradas, de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha. Em média, são realizados 40 procedimentos diários.
Outras ações também já estão em andamento, como o processo seletivo para contratação de dois veterinários, para atuar nas fiscalizações, e atendimentos necessários.
Nesta semana foi realizada a licitação para contratação de empresa para hospedagem de animais em situação de maus-tratos ou abandonados. Após os trâmites para contratação serão apresentados os critérios para utilização do serviço. Seguem, também, em andamento os processos para procedimentos cirúrgicos e compra de medicamentos de uso veterinário para utilização das equipes.
O secretário adjunto da Saúde, Gilberto Júnior, que está à frente do processo de reestruturação, falou sobre o programa Bento-pet. “Nosso objetivo é elencar todas as ações dentro desse programa, e ir avançando para novos temas e atendendo as demandas daqueles de também estão à frente da causa. Por isso nosso slogan é Todos juntos pelo Bem-estar animal, para demonstrar nossa vontade de avançar neste assunto e dialogar com todos”.
A longo prazo, o objetivo é implantar o Samu Pet para atender urgências e emergências e viabilizar o projeto de instalação de um espaço físico próprio, para realizar o primeiro atendimento antes de encaminhar para o serviço especializado, além de realizar a triagem, medicações e retirada de pontos das castrações, com serviços ambulatoriais.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura