A telefônica OI lidera o ranking de empresas que mais geraram reclamações de consumidores no Estado em 2014, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, 11 de março, pelo Procon/RS, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Em segundo lugar está telefônica Claro e, em terceiro, a SKY, de TV por assinatura. Na sequência, entre as 10 empresas mais demandadas, estão a Vivo, GVT, Magazine Luiza, Lojas Colombo, Embratel, CCE e WMS Supermercados.
Entre as empresas com reclamações fundamentadas, que geraram processos administrativos e não houve acordo com o reclamante, ocupam as dez primeiras posições a CCE (86), Rede Wallmart (56), OI (55), Magazine Luiza (54), Lojas Colombo (27), Madeireira Herval (27), SKY (19), Sansung (16), GVT (15) e Nokia (14) – tabela anexa. É importante ressaltar que os órgãos de defesa do consumidor (Procons) têm a obrigação legal, imposta pelo Código de Defesa do Consumidor, de fazer a divulgação desse cadastro de reclamações fundamentadas.
Conforme a diretora executiva do ProconRS, Flávia do Canto Pereira, os dados referentes às reclamações fundamentadas mostram números relativamente baixos devido ao êxito no processo de mediação coordenado pelo órgão, que foi de 82%. Para ela, é importante a divulgação desses dados para que os consumidores tomem cuidado na hora de adquirir produtos ou serviços dessas empresas que lideram o ranking.