O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) realizou, nesta quarta-feira, 16, uma fiscalização em postos de gasolina após constatar divergências no aumento do preço dos combustíveis. A ação resultou em 10 autuações em redes de postos, uma vez que não houve nenhuma motivação oficial para a elevação dos preços, já que não foram registradas alterações na tabela de tarifas do setor.
Segundo o coordenador de políticas públicas do consumidor, Maciel Giovanella, a operação teve como objetivo coibir reajustes indevidos e garantir o respeito ao direito dos consumidores.
“Estamos reforçando a nossa fiscalização para coibir o aumento não justificado da precificação dos postos de combustíveis, para que os direitos dos consumidores sejam respeitados. É necessário que haja transparência”, destacou.
A fiscalização abrangeu mais de 30 postos de combustíveis no município. Segundo o Procon, o aumento verificado nos estabelecimentos autuados variou entre R$ 0,10 e R$ 0,17 por litro da gasolina, valor acrescido ao preço final ao consumidor sem base em reajustes oficiais.
As redes de postos autuadas têm um prazo de 20 dias para apresentar defesa.