Uma pessoa foi presa em Alvorada (RS) durante uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quarta-feira, 3 de setembro, contra um esquema de tráfico internacional de drogas. A ação, batizada de Nexus Aliciae, também teve alvos no Ceará.

De acordo com a investigação, a organização criminosa recrutava viajantes para transportar cocaína à Europa em cápsulas ingeridas. Além da prisão no Rio Grande do Sul, um mandado foi expedido em Fortaleza (CE), mas o suspeito não foi localizado e é considerado foragido.

A PF cumpriu ainda quatro mandados de busca e apreensão em Alvorada, Fortaleza e Caucaia (CE). A Justiça determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados.

Segundo os policiais, o grupo era liderado por uma mulher e tinha dois núcleos: o de cooptadores, responsáveis por recrutar transportadores, organizar passagens e hospedagens e instruir sobre rotas e disfarces; e o de transportadores, que ingeriam cápsulas de cocaína para levá-las à Europa. Os destinos incluíam França, Espanha, Itália e Suíça.

A quadrilha é formada por 22 pessoas, sendo cinco cooptadores (quatro mulheres e um homem) e 17 transportadores (nove mulheres e oito homens). Os investigados devem responder por tráfico internacional de drogas e organização criminosa, crimes que podem ultrapassar 35 anos de prisão.

A operação foi iniciada após uma prisão em flagrante no Aeroporto de Viracopos (SP), em setembro de 2023, quando uma mulher foi detida tentando embarcar para Paris com 563 gramas de cocaína ingeridas em cápsulas.