Até o final deste mês, FIMMA Brasil iniciará a segunda turma do Innovation Business Game, que envolve empreendedores, executivos, gestores e demais profissionais ligados à cadeia de madeira e móveis
A partir desta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de agosto, inicia oficialmente o grande movimento de transformação para nova cultura de inovação do setor. A primeira turma, composta de 30 profissionais, fará a etapa de imersão neste final de semana. O Innovation Business Game (IBG), do FIMMA Inova, é uma escola de inovação 100% online, com conteúdo personalizado, construído com base na realidade organizacional e das equipes, garantindo alta aplicabilidade.
O programa de mentoria organizacional, em formato gamificado, promovido pela FIMMA Brasil e curadoria da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC) terá duração de 140h, dividido em 4 módulos e encerramento em abril de 2021.
Os módulos serão divididos por temas: 1 – Leaders: desenvolver o mindset inovador dos líderes transformadores da cadeia, com a construção de times, realização de desafios e resoluções de problemas reais no estilo Hackathon; 2 – Transformação digital, tendência e inovação: sete webinários que terão o objetivo de reconhecer desafios e despertar para novas alternativas de negócios e práticas. Inclui tarefas relacionadas ao Hackathon que estarão ocorrendo em paralelo; 3 – A inovação na prática – contemplará quatro webinários, duas mentorias colaborativas e um painel com a intenção de conhecer os pilares e a metodologia aplicadas da inovação. A tarefa será o desenvolvimento de pesquisa, propósito e experimentação colaborativa; e 4 – Estratégias para inovação – inclui cinco encontros imersivos para reconhecer modelos de negócios, ferramentas e conhecimento para a prática.
Mediadores e mentores
Marcus Ronsoni, diretor presidente da SBDC, facilitador líder do Programa Empretec (PNUD/ONU), trainer com atuação internacional, sendo referência brasileira em Mentoria Organizacional, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Lideranças e criador do Emprecorp, um dos pilares do IBG, estará à frente desse desafio, método já implementado em grandes organizações há 12 anos pela SBDC e customizado junto à inovação, por meio do ‘Wake Be Make’ para a cadeia de madeira e móveis, método criado por Eliane Zanluchi, consultora de Negócios e Inovação, professora internacional e presta consultoria para empresas no Brasil, e que também será uma das orientadoras do programa.
Durante os próximos oito meses, os participantes vivenciarão experiências transformadoras nessa jornada com o apoio de experts, entre eles: Alfredo Fedrizzi, Carlos Klein, Junico Antunes, Andrea Iorio, Gustavo Bastos, Sônia Zardenunes, Sabina Deweik, Lourenço Bustani e Alexandre Garcia.
O presidente da FIMMA Brasil, Euclides Rizzi, exalta o sucesso dessa nova etapa e o empenho de todos os integrantes da diretoria em busca das melhores soluções aos empresários, moveleiros e fornecedores. “Estamos investindo em uma série de novidades, inclusive com o FIMMA Inova que se inicia nesta semana, para agregar valor a quem vive o setor de madeira e móveis. Neste momento tão incerto de mercado, precisamos estar juntos, contribuir, porque acreditamos que isso é essencial e queremos ser um parceiro diário para toda a cadeia”, destaca.
Fonte: Ascom Movergs
Foto: Carlos Ferrari / Divulgação