Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos, na Serra, registraram fenômeno na manhã desta quinta-feira, 29 de maio. O Estado teve os primeiros registros de neve deste inverno por volta das 7h30min misturados com chuva congelada.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, para que um fenômeno seja classificado como neve, os flocos congelados precisam atingir o solo sem derreter. É a chegada intacta desses cristais de gelo que caracteriza a neve que conhecemos.
No entanto, há uma situação em que a precipitação começa como neve, mas encontra uma camada de ar mais quente no caminho para o chão, causando o seu derretimento. Em seguida, antes de tocar a superfície, essa água volta a congelar, formando pequenas esferas de gelo. Esse fenômeno é o que os meteorologistas chamam de chuva congelada.
O Estado registrou temperaturas abaixo de 5ºC na quinta-feira, como é o caso de Bento Gonçalves, com 4,7ºC. Veja a lista abaixo das menores temperaturas do estado nesta quinta: Vacaria: 3,3ºC, Erechim: 3,4ºC, Soledade: 3,7ºC, Palmeira das Missões: 3,9ºC, Lagoa Vermelha: 3,9ºC, Cambará do Sul: 4,1ºC, Bento Gonçalves: 4,7ºC.
Após a neve, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) reforça que os próximos dias serão marcados por frio e geada em Bento Gonçalves. Hoje, 31 de maio, as máximas devem chegar a 17ºC. Amanhã, 01 de junho, o dia amanhece com temperatura mínima de 6º e possibilidade de geada.