A semana começa com tempo quente, abafado e instável em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Um rio atmosférico atua sobre o estado, canalizando a umidade da Amazônia para a região em razão de um bloqueio atmosférico instalado no Centro do país.

De acordo com a análise meteorológica, a massa de ar que predomina sobre o território gaúcho é tipicamente tropical, caracterizada por ar quente, úmido e instável. Embora o sol possa aparecer entre nuvens em diferentes regiões, a segunda-feira será marcada por grande quantidade de nebulosidade. Segundo o Climatempo, em Bento Gonçalves, a previsão indica sol entre muitas nuvens durante a manhã, com chuva forte à tarde e pancadas de chuva à noite.

A previsão indica calor ao longo do dia e sensação de abafamento devido à alta umidade. A chuva deve ocorrer no decorrer do dia na maioria dos municípios, com alerta para precipitações que podem ser fortes a intensas em alguns pontos, além da possibilidade de temporais isolados.

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário meteorológico considerado grave nos últimos dias de dezembro no Rio Grande do Sul. A expectativa é de chuva frequente e, por vezes, intensa, com risco de alagamentos, enxurradas, inundações repentinas e transbordamento de rios, podendo resultar em enchentes.

Segundo a MetSul, a situação é incomum para esta época do ano, já que volumes elevados de chuva não costumam ser registrados no fim de dezembro, especialmente sob a influência do fenômeno La Niña. A previsão aponta para vários dias consecutivos de instabilidade, com chuva localmente forte a torrencial e altos acumulados em curtos períodos, o que pode sobrecarregar sistemas de drenagem e elevar o risco de alagamentos em áreas urbanas.

Foto: Reprodução / INMET