O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcará no Rio Grande do Sul pela quarta vez desde o início das devastadoras enchentes que assolaram o estado. Sua visita, programada para esta quinta-feira, 6 de junho, tem como foco acompanhar de perto os esforços de recuperação em uma das regiões mais impactadas pelas cheias recentes: o Vale do Taquari. Ao lado de prefeitos e autoridades locais, Lula terá um dia agitado de visitas e inspeções.
A agenda do presidente inclui uma parada emblemática às 11h10min no bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, onde cerca de 650 moradias foram completamente devastadas pelas águas. Em seguida, às 13h40min, ele estará em Arroio do Meio, onde irá conhecer de perto a cozinha solidária do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).
A partida de Lula está marcada para as 8h, saindo diretamente de Brasília e aterrissando na Base Aérea de Canoas. Acompanhando-o estará a primeira-dama, Janja da Silva, que terá uma agenda paralela à do presidente.
Entre os compromissos de Janja, está prevista a inauguração de uma lavanderia solidária, organizada pela primeira-dama de Guaíba, Deise Maranata, com máquinas doadas. Além disso, ela planeja visitar um abrigo de animais, em linha com ações solidárias anteriores, e um centro de distribuição de doações, reforçando o apoio às comunidades afetadas pelas enchentes.
Foto: Ricardo Stuckert / PR / Reprodução