Novas prendas do Rio Grande do Sul serão conhecidas no sábado, 20, em Porto Alegre, durante a 53ª Ciranda Cultural
Começa na quinta-feira, 18, a 53ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento, que definirá e apresentará as novas prendas que deverão representar o Estado durante os próximos meses de 2024 e o início de 2025, precisou ser adiado após as recentes chuvas que assolaram todo o território gaúcho. Agendado, inicialmente para maio, as atividades seguem até o sábado, 20, no Clube do Professor Gaúcho, no bairro Ipanema, onde as concorrentes de inúmeras regiões irão realizar uma série de provas artísticas e folclóricas em busca das tão sonhadas faixas.
Da 11ª Região Tradicionalista, três concorrentes seguem na disputa. Bruna de Costa, do CTG Galpão da Saudade, de Serafina Corrêa, participará da categoria Adulta, enquanto Amanda Bissani Tonial, do CTG Rincão da Roça Reúna de Veranópolis, concorre na categoria Juvenil e Julia Scorsatto Marcuzzo, do CTG Os Desgarrados de Guaporé, na categoria Mirim.
Na sexta-feira, 19, iniciam as atividades que valem pontos no concurso, quando ocorre a prova escrita, onde responderão questionamentos sobre a história, a arte e a geografia do Rio Grande do Sul. Durante a tarde e à noite, será o momento da mostra folclórica, onde as moças deverão mostrar seus conhecimentos sobre o folclore gaúcho.
Durante o sábado, 20, será a vez das provas artísticas. Nesta etapa, as candidatas deverão apresentar seus talentos como cantora, musicista, declamadora ou dançarina, apresentando um número de dança de salão gaúcha. À noite, ocorre a premiação.
Na gestão que está se despedindo, a região está representada pela prenda Isadora Biesek Castellani, do CTG Herdeiros da Bombacha, de Bento Gonçalves, que conquistou, no ano passado, o título de 2ª prenda juvenil.
História da Ciranda
Conforme o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), organizador do concurso, a Ciranda é o concurso mais antigo do calendário oficial da entidade tradicionalista, instituído no 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em janeiro de 1970, no município de Santiago.
Segundo o regulamento, o evento reúne jovens das 30 regiões tradicionalistas do Estado. Neste ano, ocorrerá na cidade da Primeira Prenda do Estado, Anna Júlia dos Santos Fraga, do 35 CTG, em Porto Alegre, que conquistou o título na edição do ano passado, realizada em Rio Grande.
As nove vencedoras serão conhecidas no sábado, às 22h30min, no Fandango de Divulgação dos Resultados. Serão entregues as faixas de primeira, segunda e terceira prendas nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta. Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), realizador de evento, as meninas se preparam por, pelo menos, dois anos para concorrer ao título.
Mudança de data
O MTG anunciou, em maio, o adiamento da 53ª Ciranda Cultural de Prendas – Fase Estadual, que estava programada para ocorrer de 16 a 18 de maio de 2024, no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre. A decisão foi tomada em virtude da grave situação vivenciada pelo Rio Grande do Sul devido às recentes tragédias que assolam o estado.