Desde novembro do ano passado, a Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) e Desenvolvimento Econômico, realiza uma ampla ação de busca ativa de beneficiários do programa Bolsa Família. O objetivo é revisar os cadastros e criar oportunidades para a inclusão no mercado de trabalho.
Até o momento, 403 buscas foram realizadas, resultando no cancelamento de 109 benefícios e no bloqueio de outros 294, que aguardam revisão para confirmação dos critérios de elegibilidade. Nesta quinta-feira, 23, as equipes deram sequência ao trabalho no bairro Eucaliptos, visitando 62 endereços. Em 41 deles, as famílias não foram localizadas ou foram identificadas divergências nas informações cadastrais.
Benefício alinhado às necessidades sociais
A assistente social e coordenadora do Cadastro Único, Adriane Lazzarotto, destacou a importância do Bolsa Família para famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente pelo impacto nas áreas de Educação e Saúde. “A busca ativa possibilita uma aproximação maior, identificando vulnerabilidades e vinculando as famílias a outros serviços necessários”, explicou.
Além disso, Adriane destacou a ampliação da iniciativa de facilitar o acesso ao mercado formal de trabalho para adultos provedores das famílias. “Essa ação contribui para qualificar os dados do Cadastro Único, garantindo que os benefícios sejam mantidos para quem realmente necessita”, completou.
Emprego como principal ferramenta de assistência
O secretário da Sedes, Eduardo Virissimo, reafirmou a continuidade do trabalho até alcançar todos os beneficiários. “É um processo essencial para dar oportunidades às famílias e assegurar que o programa atenda quem realmente precisa”, afirma.
Já o prefeito Diogo Siqueira enfatizou a importância da independência financeira das famílias. “Estamos ofertando empregos para que essas pessoas deixem a dependência do Bolsa Família. O emprego é o melhor programa de assistência social, e estamos fortalecendo essa ideia. Há vagas para todos, e nosso objetivo é integrar a população ao mercado de trabalho, promovendo crescimento econômico”, declara.