Após o deslizamento de terra registrado na última quarta-feira (18), durante a forte chuva, na Rua Aristides Bertuol, no bairro Eucaliptos, em Bento Gonçalves, a Prefeitura definiu ações emergenciais para o local. A reunião ocorreu nesta sexta-feira (20) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB).
Participaram do encontro a diretora do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer, o geólogo Lucas Rafael Noremberg e os engenheiros Cláudio Rossato e Mauri Magnagnuagno.
De acordo com o IPURB, será feito um contrato emergencial para a realização de ensaio de cisalhamento direto, além de sondagem e levantamento topográfico, que vão embasar as medidas de proteção necessárias para o terreno.
Segundo a diretora, nas últimas chuvas o platô construído anteriormente manteve a estabilidade do solo, mas o volume de água desta vez infiltrou o terreno, provocando a queda da barreira. “Estamos trabalhando para soluções definitivas no local”, afirmou Melissa Bertoletti Gauer.
Entre as alternativas estudadas estão a instalação de gabião no trecho onde ocorreu o rompimento e, no restante da encosta, a colocação de tela chumbada com dreno horizontal profundo.
Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura