Um novo decreto publicado pela prefeitura de Bento Gonçalves, prevê a retomada parcial das atividades na próxima segunda-feira, 6 e abril. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 3 de abril, durante live transmitida pelo Facebook da prefeitura. De acordo com o prefeito Guilherme Pasin, o documento prevê regras para o funcionamento de estabelecimentos no setor industrial, comércio, restaurantes e padarias, além de serviços nas áreas estética e lavagens de veículos.

O motivo da mudança ocorreu após 14 dias de isolamento, com base em informações epidemiológicas. Durante a transmissão, o secretário de Saúde Diogo Segabinazzi apontou números que mostram a redução nos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os baixos dados, segundo o secretário, ocorrem graças as medidas de isolamento adotadas pelo município.

Nas 25 unidades de atenção básica de Bento Gonçalves, os atendimentos nas duas primeiras semanas de março chegaram a alcançar a marca de 500 pacientes por dia. Após o período de isolamento, os atendimentos caíram mais do que a metade, de acordo com Siqueira. “Monitorando os dados desses últimos dias, conseguimos obter informações para a tomada de decisões. Há uma ou duas semanas atrás isso ainda não era possível. O isolamento horizontal nos deu tempo para uma análise melhor e, a partir disso, conseguirmos avançar nos decretos”, explica Siqueira

Conforme Pasin, a retomada dos serviços deverá ocorrer de maneira gradual e apontou que diversas medidas de segurança e contingenciamento serão mantidas em vigor. Segundo o prefeito, o decreto respeita as decisões da esfera estadual, com planejamento no retorno ao trabalho. “O decreto rege respeito ao governo estadual, às normas e regras vigentes e à condição de vida do cidadão, do trabalho planejado ainda no início do ano antes de se pensar em uma pandemia. A saúde da população é o que mais interessa neste momento”, explica.

Em 25 páginas, o documento apresenta as mudanças adotadas a partir de segunda-feira. Confira o documento, na íntegra, clicando aqui.

Indústria

Os trabalhos no setor poderão voltar, no entanto, cada empreendimento deverá adotar medidas para adoção de teletrabalho ao máximo de funcionários possíveis. Durante o expediente, a empresa precisa organizar escalas de revezamento a jornada de trabalho. Funcionários idosos ou que pertencem a grupos de risco, conforme preconiza o Ministério do Trabalho, devem permanecer no isolamento domiciliar. Em razão da paralisação das aulas até o dia 30 de abril, funcionários que tiverem filhos matriculados em estabelecimentos de ensino na cidade, também poderão permanecer em casa.

Educação

Com retorno previsto para o dia 30 de abril, as escolas da rede municipal permanecem cumprindo a determinação proposta pelo governador, alinhando-se à determinação da rede estadual de ensino. De acordo com a prefeitura, a recuperação das aulas na rede pública municipal deverá ocorrer no mês de julho, no mesmo período em que ocorreria o recesso escolar, além dos sábados, entre os meses de maio e novembro. A previsão é de que as atividades terminem no dia 22 de dezembro.

Serviços

Estão autorizados a funcionar estabelecimentos comerciais que ofereçam serviços estéticos como salões de beleza, barbearias, além de pet shops e lavagem de veículos. No entanto, o atendimento deverá ocorrer de maneira reduzida, mediante agendamento. Além disso, está proibida a existência de sala de espera. Nos locais deve haver também a adoção de máscaras, luvas e higienização.

Os profissionais autônomos e liberais também estão liberados, de acordo com as normas específicas, devendo incluir o uso de luvas e máscaras.

Padarias, restaurantes e lancherias

A mudança no decreto autoriza o funcionamento desse tipo de estabelecimento, porém, com o número de mesas reduzidas, aplicando a distância de, no mínimo, dois metros e com a capacidade de atendimento reduzida pela metade. Serviços de buffet e rodízio são recomendados a não serem realizados no momento, apenas a la carte.

Comércio

Para o comércio bento-gonçalvense, está proibida a abertura total dos estabelecimentos, sendo permitido apenas o sistema de tele-entrega. O decreto detalha que o cliente poderá comprar o produto, realizando o pagamento pela internet, podendo retirar o bem na loja física, mediando agendamento de horário.

Transporte público

Cada empresa deverá apresentar um cronograma com a expectativa de veículos para atendimento do transporte na cidade. A orientação é de que motoristas utilizem máscaras. As empresas deverão realizar a higienização dos veículos e os coletivos deverão circular com as janelas abertas. O limite de pessoas deverá seguir de acordo com o número de assentos disponíveis.

Fotos: Arquivo / Twitter / Arquivo Pessoal