A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), emitiu um alerta para os empreendedores da cidade sobre a circulação de mensagens falsas relacionadas a irregularidades no alvará de funcionamento dos estabelecimentos. A comunicação fraudulenta tem gerado preocupação, pois os empresários estão sendo informados, por e-mail, de que seus empreendimentos apresentam irregularidades denunciadas de forma anônima ao Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura.
De acordo com a denúncia recebida pela administração municipal, as mensagens incluem um suposto nome de um responsável pela Prefeitura, que, no entanto, não existe, e estabelecem prazos curtos para regularização da situação, sob pena de aplicação de multa. O teor das mensagens tem gerado confusão e desconforto entre os comerciantes da cidade, que, em alguns casos, podem estar sendo induzidos a ações precipitadas ou até a pagamentos indevidos.
Prefeitura esclarece e reforça orientações
A Prefeitura esclarece que não realiza esse tipo de comunicação por e-mail e que todos os profissionais do setor de Licenciamento Urbano e Obras sempre se identificam de maneira oficial, utilizando crachá e colete com a logomarca do município. Além disso, a administração municipal reforça que qualquer notificação oficial sobre regularização de alvarás ou outras questões legais será feita pessoalmente, por meio de vistoria ou comunicado formal, e não por mensagem digital.
A orientação, segundo a prefeitura, é que, em caso de recepção de mensagens suspeitas ou duvidosas, os empreendedores entrem em contato imediatamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone 3055-7051 para confirmar a veracidade da informação e evitar possíveis prejuízos.
O alerta visa garantir que os comerciantes de Bento Gonçalves não sejam vítimas de golpes, que estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente com a utilização de meios digitais para fins fraudulentos.