Os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) encaminharam ao governador do Estado, Eduardo Leite, ofício solicitando a abertura gradual do comércio a partir do dia 16 de abril. O documento foi elaborado após videoconferência dos chefes dos Executivos municipais.
Conforme o presidente da entidade e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, há preocupação em todos os municípios para a retomada das atividades. Segundo ele, uma série de regras rígidas de higienização deverão ser impostas para a reabertura dos empreendimentos. “Tivemos diversas ações contra a doença muito antes de serem tomadas em outros locais, o que nos permite afirmar que conseguimos achatar a curva epidemiológica. Agora o esforço é para que isso seja mantido”, destaca.
No documento, os municípios associados ressaltaram as rápidas ações tomadas no início da pandemia, entre elas, o isolamento social, a compra de materiais e a criação de uma estrutura de leitos e planos de enfrentamento da pandemia. Segundo o ofício, as medidas tomadas garantiriam a retomada das atividades sem maiores preocupações. O documento ainda solicita a flexibilização das atividades das academias de ginástica.
Leia o documento encaminhado ao governador do RS clicando aqui.
Até a quarta-feira, 15, todos os estabelecimentos comerciais no Rio Grande do Sul devem permanecer fechados.