O feriadão de Corpus Christi trouxe uma boa notícia para o turismo de Bento Gonçalves. A cidade, conhecida por seus vinhedos e belezas naturais, viu suas pousadas registrarem uma ocupação superior a 70%, segundo o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH). Este aumento no número de visitantes é resultado de esforços coordenados para revitalizar o turismo local, fortemente atingido após o desastre climático do início do mês de maio, especialmente através da ação Abrace Bento.

Criada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a iniciativa visa estimular o consumo tanto da comunidade local quanto dos turistas, oferecendo vantagens como descontos e outros benefícios.

A diretora-executiva do SEGH, Márcia Ferronato, destaca o impacto positivo do movimento. “A indicação e segurança dos acessos e, claro, a presença do sol contribuíram para que o fluxo de visitantes retornasse à cidade. Obviamente, não alcançamos os percentuais do passado, mas a alegria da retomada e a esperança de dias melhores foram restauradas”, comenta. Ela também menciona que empresários dos setores de gastronomia, hotelaria e turismo celebraram a chegada de clientes de diversas regiões, incluindo turistas de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e várias partes do Rio Grande do Sul.

O secretário de Turismo, Evandro Manes Soares, também comemora o fluxo de turistas no município. “Apesar do cenário ainda delicado, podemos sim celebrar o fluxo de turistas que tivemos aqui no município nestes últimos dias. Hotéis, pousadas e também restaurantes, bares e cafés ficaram movimentados com visitantes de diferentes regiões do país e do estado. Isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo, e com a união de todos vamos seguir avançando e oxigenando cada vez mais o nosso turismo”, afirma.

Foto: Reprodução