A região de Bento Gonçalves e municípios vizinhos vive momentos de contrastes quando o assunto é infraestrutura. Enquanto a nova ponte sobre o Rio Carreiro, que conecta Cotiporã a Dois Lajeados, está prestes a ser inaugurada, o aguardado projeto da ponte na ERS-431, entre a comunidade de Santa Bárbara e Bento Gonçalves, segue com atrasos e indefinições.

A ponte sobre o Rio Carreiro, obra de grande importância para os municípios de Cotiporã e Dois Lajeados, será oficialmente inaugurada no próximo sábado, 7 de dezembro. A cerimônia de entrega está marcada para às 10h e será seguida de uma confraternização no local, celebrando a conclusão de um projeto que promete trazer mais segurança e acessibilidade à região.

A construção foi viabilizada por meio do Programa Pontes do Sul e da Associação Caminhos do Vale e da Serra, que arrecadaram R$ 3,5 milhões em doações. A nova estrutura, com 60 toneladas de aço, substitui a antiga ponte destruída por uma enchente em setembro de 2023. Além de maior altura e comprimento, a obra foi planejada para resistir a condições climáticas severas, atendendo às necessidades de segurança da população local.

A execução do projeto ficou a cargo das empresas JB Engenharia e Alsus Infra, com a supervisão do engenheiro Jeferson Bello, focando em uma infraestrutura moderna e resistente. Atualmente, a ponte está interditada para a conclusão de acabamentos e instalação de sinalização, com previsão de liberação do tráfego a partir de sexta-feira, 29 de novembro.

Situação da Ponte na ERS-431

Enquanto a ponte sobre o Rio Carreiro está prestes a ser entregue, a situação da ponte na ERS-431, que liga Bento Gonçalves a comunidade de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul, ainda gera preocupação e frustração. O trecho, que também exige uma nova estrutura, está longe de ser concluído. A promessa inicial do Governo do Rio Grande do Sul era de que as obras da ponte teriam início ainda em 2024, mas o cronograma foi adiado para 2025, frustrando as expectativas da população.

Atualmente, a travessia entre os dois municípios é feita por meio de uma balsa com capacidade para apenas 15 veículos, operando das 5h às 23h. A falta de infraestrutura adequada, como banheiros e áreas para acomodar a grande demanda de usuários, tem causado revolta entre motoristas e moradores da região, que enfrentam longas filas.

A obra da nova ponte na ERS-431 foi licitada para a empresa Vereda Engenharia Ltda, de Belo Horizonte, com um valor superior a R$ 31 milhões, sendo R$ 24 milhões provenientes do Governo Federal e R$ 9,6 milhões do Governo do Estado. Apesar da assinatura da ordem de início das obras em outubro, o maquinário e os recursos necessários para a execução ainda não chegaram ao local.