Cartão postal sobre o Rio das Antas completou 70 anos em 31 de agosto, e deve receber as reformas até 2023
A Ponte Ernesto Dornelles, que fica sobre o Rio das Antas, na BR-470, e serve como divisa entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, deverá ser reformada até o fim de 2023. O local, que aparece como um dos cartões postais da região, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e teve a restauração orçada em R$ 9,7 milhões, conforme recente homologação de licitação.
Há cerca de sete anos a ponte possui desgastes em sua infraestrutura, o que afeta na travessia de alguns veículos. A passagem apresenta, desde 2015, sinais de deterioração em uma das cabeceiras, além de oxidação de parte da estrutura. Por conta desses problemas, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), responsável em 2016, colocou escoras de madeira junto à cabeceira.
Projeto para solução dos problemas
Por conta dessas intempéries, a travessia pela ponte está limitada para veículos que pesam até 45 toneladas. Isso faz com que alguns modelos de caminhões não consigam trafegar por um ponto que interliga municípios e regiões distintas, por meio da BR-470. Desde o ano passado, vereadores da Câmara de Veranópolis se mobilizaram para encaminhar pedidos de reforma ao DNIT, que assumiu a responsabilidade do local em 2019.
Esse movimento foi realizado em outubro e, desde lá, havia sido informado que a Superintendência Regional do departamento no Estado estaria elaborando uma contratação, via licitação, da reabilitação de uma Obra de Arte Especial (OAE). Isso com data marcada para o primeiro semestre de 2022. A ação seguiu exatamente esses passos, até a recente homologação da empresa escolhida.
A Jatobeton Engenharia LTDA teve o lance de R$ 9.710.000,00 aprovado mediante Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O empreendimento terá, portanto, a responsabilidade pelo projeto e a obra. Atualmente, as garantias e parcerias estão sendo assinadas e devidamente protocoladas para que, possivelmente, em setembro, possa ser dada a ordem de início.
A partir desse ato, a Jatobeton terá um ano e meio para concluir os trabalhos. Desse período, seis meses serão dedicados para a elaboração do projeto e um ano para a restauração em si. Considerando a ordem de início para setembro, até o fim de 2023, as obras deverão estar em estágio avançado, ou em finalização.
Com o restauro concluído, a intenção da federação será restaurar as condições normal de trafegabilidade na ponte. Com isso, não haverá mais limite de peso para que certos caminhões possam cruzar o local. Toda a infraestrutura está, por fim, reforçada.
Setenta anos de travessia
Recentemente, em 31 de agosto, a Ponte Ernesto Dornelles completou 70 anos desde a inauguração, em 1952. Ela demorou dez ano para ser construída, desde que foi projetada, em 16 de fevereiro de 1942. Seu design pênsil, sem pilares apoiados no leito do rio, chamam a atenção de quem passa pelo Rio das Antas.
A estrutura de sustentação é formada por dois arcos paralelos em concreto armado, com um vão livre de 186 metros. Ao todo, a estrutura possui uma extensão de 227 metros e 46 metros de altura. De acordo com um site de rotas na Serra Gaúcha, a armação é considerada como a maior ponte em arcos paralelos suspensos do mundo.
A obra teve tamanha relevância que foi até mesmo utilizada como referência para o logo do DAER, que até hoje é responsável por diversas obras em rodovias. O nome da estrutura foi definido como uma homenagem ao governador do Estado à época, Ernesto Dornelles.