Seis meses após ser destruída por uma enchente que devastou a região, a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza, terá sua reconstrução concluída dentro de um prazo de 30 a 45 dias. O município foi um dos mais afetados pelas fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado entre setembro de 2023 e maio de 2024.
A nova estrutura, que promete melhorar significativamente a mobilidade na região, está sendo viabilizada por uma parceria entre empresas locais e a comunidade. A Randoncorp Incorporadora lidera o projeto de reconstrução, enquanto a ArcelorMittal contribuirá com a doação de vergalhões para a obra. A execução do projeto ficará a cargo da JB Engenharia, responsável pelo design e pela construção da ponte.
Estrutura metálica e modernização
A reconstrução será feita com estruturas metálicas, mais resistentes e adequadas para suportar as condições da região. A nova ponte terá cerca de 30 metros de extensão e quatro metros de largura, permitindo a passagem de veículos pesados com capacidade de até 45 toneladas. O investimento total no projeto é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
A obra irá facilitar o acesso das comunidades rurais à área central de Santa Tereza, melhorando a conectividade com dez comunidades locais e outros municípios vizinhos.
O projeto de reconstrução integra um esforço maior da cidade e das autoridades estaduais para reconstruir e reestruturar a região, que ainda sente os efeitos dos desastres naturais. Aproximadamente 300 metros à frente, outra ponte está sendo financiada pela Defesa Civil Nacional, que também tem atuado em outras ações de recuperação.
Foto: Marcelo Bettinelli Machado/Divulgação